terça-feira, 19 de maio de 2009

A árvore genealógica skinhead

[Clica na figurinha que ela fica maior]

muitas gírias + erros de grafia na língua inglesa = tradução ruim

MOD - 1962 a 67
Na metade da década de 1960 o modernismo acabou trombando com o movimento do Flower Power e sofrendo com o impacto. A maioria aderiu a psicodelia, mas os modernistas mais tradicionais rejeitaram essa nova onda se tornando ainda mais durões.


RUDEBOY - 1960 - 70
Um cult importado da Jamaica que foi favorecido pelas jovens classes trabalhadoras. Foi amigo e aliado do MOD para o início dos SKINHEADS.


SKINHEADS - 1967 - 71
Mais uma contra-cultura do que uma cultura. Eles foram resultado direto dos MODS que odiavam os Hippies. Os primeiros skinheads eram ex-membros de gangues mods. Durante a explosão do reggae entre 1969 - 70, os skinheads roubaram vários elementos dos rudeboys.


SUEDEHEAD - 1970 - 73
Depois de alguns anos, alguns skinheads tornaram-se 'vigaristas', deixando o cabelo crescer alguns centímentros e o repartindo ao meio. Usavam as vestimentas também ao dia, ao invés de só as usarem à noite. Eram as mesmas crias, porém com mais estilo.


SMOOTHIE - 1971 - 74
Um ano depois dos suede, o cabelo ficou mais longo, as calças se alargaram nas barras no estilo dos anos 1970. Os ganchos mais importante do reggae, da cerveja e do futebol foram mantidos. As garotas eram chamadas SORTS.


BOOTBOY 1972 - 77
Era a versão urbana dos Suede/Smooth. Foi nas pequenas cidades que o movimento sobreviveu com dificuldade na década de 1970, levado a diante pelos BOOTBOYS.


REVIVAL SKINHEAD 1977 - 78
Com o nascimento do punk rock, o movimento skinhead revivalista começou. Eles são os pais dos skinheads modernos.


TRADITIONAL SKINHEAD 1978 - dias de hoje
Por mais que alguns tenham seguido o estilo das bandas como o Sham 69, alguns skins decidiram ressuscitar exatamente o que seus predecessores estavam fazendo na década de 1960. Estes eram os puristas, que se identificavam mais com o Two-Tone do que com o Punk Rock.


OI SKIN - 1980 - dias de hoje
Depois da queda da cena punk original, um novo estilo musical foi feito para os skins, e então o movimento OI nasceu. Contrariamente à opinião popular, o OI nada tem com o nazismo e o racismo.


REDSKINS 1978 (?) - dias de hoje
Por mais que tenham nobres intenções, se trata de um movimento político. E política nada tem a ver com o movimento skinhead.


NAZI SKIN 1978 - dias de hoje
No final da década de 1970 os políticos encontraram a juventude britânica. Infelizmente, skins menos inteligentes foram os recrutas perfeitos para políticas de ódio. A partir daí começa a pior parte da história dos skins.


AMERICAN TRADITIONAL SKIN - 1982 (?) - dias de hoje
Assim como os britânicos, os trad-skins norte americanos seguem os verdadeiros passos dos Skinheads.


AMERICAN PUNK SKIN - 1978 - dias de hoje
Ao mesmo tempo que são skinheads são punks carecas. Pelo menos não são nazistas. Eles são fãs de hard-core e podem ser encontrados em shows de punk rock.


AMERICAN NAZI SKIN - 1983 - dias de hoje
Como se pode ver, os nazistas carregam pouca ou nenhuma semelhança com os skinheads no sentido real da palavra. Geralmente, sabem nada ou muito pouco de seu passado e não passam de uns racistas carecas, metidos a fortão e caipiras.

Mantenham a fé.
Vejo vocês na semana que vem.

4 comentários:

  1. Vc não pensa em mestrado? Demais isso aqui... Já pensou em estudar como estes movimentos repercutiram no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. opa, isso mesmo, a receita (formula) mudou e o nome também(French Blues), foram modificados para despistar a policia! Mas não deu muito certo....rs

    bjs xuxu
    André Mod

    ResponderExcluir
  3. depois olha no meu blog, postei um livro de fotografias.... acho que tu vai querer baixar!

    bjs
    André Mod

    ResponderExcluir
  4. infomação demais pra uma pessoa só

    ResponderExcluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!