segunda-feira, 25 de maio de 2009

The Mod Target

Resolvi antecipar em um dia o post. Estou sem computador em casa, amanhã é feriado aqui na minha cidade, logo estou no computador do trampo e que o meu chefe não veja isso.

O post dessa semana será sobre o Mod Target, o símbolo que indentifica um modernista em qualquer parte da galáxia.

Creio eu que o mod target seja um símbolo pop com grande impacto em níveis de comunicação, pois como já disse, é através dele que um Mod identifica outro em qualquer parte. Porém, se tornou nas mãos de alguns um objeto de arte banalizado e comercial, fazendo com que pretensos modernistas desfilem ostentando o símbolo por aí.

Segundo o Wikipedia, o Roundel, isto é, o Medalhão, em heráldica (a ciência dos brasões) é qualquer forma circular, o termo também é comumente usado para se referir a um tipo de insígnias nacionais utilizados em aeronaves militares, geralmente em forma circular e, geralmente, compreendendo anéis concêntricos de diferentes cores.

Militarmente, os primeiros a usarem o 'target' foram os franceses durante a 1ª Guerra Mundial. Logo após vieram os os britânicos e os norte-americanos, que assim como os já citados franceses usavam o target em suas respectivas cores para diferenciar suas Forças Aéreas.

O target, espcialmente o da Real Força Aérea Britânica, começou a aparecer na década de 1960 em obras do pintor Jasper Johns. O Mod target, como pode ser chamado, se tornou febre depois que o The Who, em início de carreira, passou a usá-lo como símbolo em seu vestuário. Posteriormente, o mod target passou a ser símbolo do modernismo, sendo assim reconhecido no mundo todo.

Vejo vocês na semana que vem.

4 comentários:

  1. mais um belissimo post, não sabia que os Franceses foram os primeiros a usar! Depois olha meu blog, tem algumas novidades!

    otimo feriado
    bjãooo xuxu

    ResponderExcluir
  2. Sou um cara totalmente out neste assunto.
    Mas estou aprendendo com os amigos.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. adoro esse blog, muito bom! (:
    bjoks e parabéns

    ResponderExcluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!