terça-feira, 12 de maio de 2009

A origem da frase "Keep the faith" e do símbolo do punho fechado no Northern Soul

A pesquisa para este post foi árdua. Espero que todos vocês que ainda têm a paciência de semanalmente ler este blog, possam me ajudar com referências sobre o tópico de hoje e com sugestões de novos assuntos.

A origem da frase "Keep the faith", ou "Mantenha a fé" numa tradução literal é cercada de dúvidas para mim. Uma das poucas coisas que eu tinha certeza antes de pesquisar, era que a frase era diretamente ligada à luta dos direitos civis dos negros norte-americanos. Porém, diretamente ligado ao que chamamos de Soul Music da década de 1960, que era produzido pelo selo musical Tamla-Motown.
Devido a popularidade da Soul Music no norte da Inglaterra nesta década, o termo "Northern Soul" passou a ser diretamente ligado a este ritmo que era popular nos clubes de lá. Logo, não era um soul produzido no norte dos Estados Unidos, e sim, muito popular e apreciado no Norte da Inglaterra.

Dave Godin, o jornalista que cunhou o termo "Northern Soul" explica que a frase Mantenha a Fé foi originada diretamente da luta pelos direitos civis dos negros norte americanos. Isso também vale para o símbolo do punho fechado, que é a saudação Black power dentro dos Panteras Negras. Em um próximo post explicarei a polêmica em torno disso e a direta relação com os jogos olímpicos. Sim, ela existe.

Estes dias, olhando as fotos dos irmãos Gallagher na internet, achei essa foto que me chamou bastante a atenção pelo fato de que Noel está usando uma camiseta com o logo "torch forever", em clara alusão ao Northern Soul. Creio que o termo seja derivado do nome do clube inglês Golden Torch, que durou de 1965 a 1973. Aliás, falando em irmãos Gallagher, deixa eu atualizar logo isso, pois viajo 120 km só para assistir eles no Gigantinho u.u


Até semana que vem, pessoal. E, é claro, mantenham a fé.

2 comentários:

  1. post massa pra caralho!

    favoritei o blog!

    ResponderExcluir
  2. putz, belissimo post, que vontade de roubar e colocar no meu blog (com as devidas referencias a vc é claro...rs) :B

    mas confirmando, é real, a referencia da camiseta do Noel é do Golden Torch!

    otimo show xuxu
    bjs
    André Mod

    ResponderExcluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!