terça-feira, 23 de junho de 2009

O post do Dé


Já há algum tempo aqui no blog foi publicado um post sobre mods de esquina, os terríveis mods wannabe. O post rendeu comentários ótimos, sendo também o mais comentado até hoje. Um deles foi feito pelo meu querido amigo curitibano André Mod, que fez um comentário tão bom e tão auto-suficiente e explicável, que no fim mereceu ganhar um post só para ele. Então, Dé, essa é pra tííí...

"Os Mods ganharam espaço após a Segunda Guerra, por causa das baixas durante a mesma, faltava mão de obra qualificada, os jovens ingleses (Mods) viram a oportunidade de se tornar independentes...começaram a trabalhar de forma operariada nas fabricas de tecido no Norte da Inglaterra, onde havia maior concentração de trabalho! A grana ganha era religiosamente gasta com o visual, festas, drogas & cerveja nos fins de semana.... até por conta disso no começo dos anos 60 nasceu o que seria o primeiro moviemento "Rave" da historia: Northern Soul - que eram encontros de apaixonados pelas musica soul & R&B americanos, como o proprio nome diz, as festas aconteciam em pequenos clubes no Norte da Inglaterra, mesmo local onde as fabricas se aglomeravam com o céu cinza & o clima frio londrino!
Nessa mesma época imigrantes Jamaicanos em busca de vida melhor e menos marginalizada (porque assim os jovens eram vistos por lá - Jamaica) viram na moderna Inglaterra um lugar fertil pra conseguir um emprego decente, com eles veio toda uma cultura estetica & musical...roupa inspiradas nos filmes de Mafioso dos anos 40 & 50, vingariam num nome de mesmo peso: RUDE BOYS! A musica desses garotos da ilha também fez o sucesso esperado se misturando com a musica que os "MODS" já curtiam (jazz, soul, r&b), o Ska logo foi aceito rapidamente nos encontros & festas, logo Mods & Rude Boys seriam uma turma só!

Em 64 explodiu a guerra de gangues: Mods & Rockers se pegavam a cada encontro, desses confrontos a cena Mod teve sua primeira ramificação: Mod Classico & Hard Mods...

- Mod Classico : roupas alinhadas, ternos & sapatos italianos, gravatas 3/4, parka!

- Hard Mod : roupa casual - polo, jean, parka ou harrington, tennis ou sapato de camurça (posteriormente botas cano baixo)

em 66 a cena se dividiu novamente, o Mod Classico já estava em baixa, a maioria tinha partido pra uma cena mais psicodelica, de roupas coloridas de seda e cabelos mais compridos que o habitual - sobraram alguns Hard Mods que inpulsionados pela Copa de 66 (onde a Inglaterra fora campeã), deram inicio a um fanatismo nos estadios que deu origem ao Holliganismo, as brigas aumentaram & os encontros entre Hard Mods & Rude Boys eram cada vez mais fortes, a união estava cada vez mais presente!

Da união entre a estetica Hard, a Sonoridade dos Rudes & a truculencia do Holligans... nasceria uma 4 cena: Skinheads!

Logo a cena "Psicodelica" virou hippie, que eram jovens de classe media alta, que ficavam nas ruas de Londres jogados pelo chão... a cena Skin era totamente contraria a essa ideia, por ter uma postura operariada, de trabalhar dia apos dia, adotou um visual que lhe cabia melhor & de certa forma pra rebater os hippies (suspensorio, jeans, botas, polo & harrington), deixou o cabelo curto (até por facilitar na hora das brigas) & manteve o som que já traziam dos tempos dos primeiros Mods, dando mais prioridade ao Ska & suas ramificações (Rocksteady & Early reggae)!

A cena Skin durou pouco, apenas o ano de 1970, deu muitos frutos, como os Suedeheads, Sharps & Rashs...(esses dois ultimos com ideologias direcionadas)!

no final dos anos 70, com o BUMMM do punk nos EUA & Inglaterra os Skin voltariam fortes dentro do cenário Street Punk (depois chamado de OI!), o Mods teriam seu revival misturando a cultura 60´s com o peso do punk, assim como bandas de Ska enfatizariam o orgulho Rude Boy graças a gravadoro 2TONE!

No Brasil, a banda Ira! deu o ponta pé inicial, chamando uma série de garotos pra montar suas bandas - Faces & Fases, Charts, Relespublica, Parkas Verdes, Px200, Laboratorio Sp, Tarja Preta & Modulares!

Mais como todo revival também sugere um modismo, tudo entraria num ostracismo bem demorado, até que voltaria forte no final dos anos 90, com algumas bandas citadas a cima....graças também ao Britpop com influencias sixties feito por bandas como Ocean Color Scene & Supergrass!

O Mundo se entrega novamente ao passado...não igual, não diferente...mas o mesmo, sem novidades, apenas o interesse de manter algo bom vivo...a postura reta & as memorias certas!"

André Mod

Mantenham a fé pipocos, e até semana que vem!



2 comentários:

  1. opa, valeu xuxu....fico muito honrado com seu post! *-*

    te adoro muito
    saudades e bjãoooo

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o André é a fonte de todos os mods que tão começando! Abraço pra Penny e pro André!

    ResponderExcluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!