terça-feira, 16 de junho de 2009

A origem das espécies*

Seja mod ou seja skin, o importante é ter elegância na vida. Aqui vai uma pequena e curiosa lista sobre as origens de algumas peças de vestuário masculino.

POLO – Quem inventou a polo foi o tenista francês René Lacoste. Mas quem acha que o logo do crocodilo nasceu porque o cara era um réptil nas quadras se enganou. O apelido surgiu quando ele faturou uma mala de couro de crocodilo, numa aposta com seu treinador. A camiseta polo ganhou o logo do bicho, sem que René soubesse que estava criando uma marca que seria referência mundial de moda.

SUSPENSÓRIOS – Foi em 1871 que Samuel Clemens, conhecido como Mark Twain, patenteou os suspensórios nos Estados Unidos. O que ele não podia imaginar é que seu invento praticamente perderia a função de segurar as calças entre os mais jovens, mas que vira e mexe ele apareceria nos looks de desfile, soltos em cima do traseiro, para criar um efeito rock’n’roll.

TÊNIS – Em 1800, surgiram os primeiros sapatos com solado de borracha, chamados de Plimsoll, específicos para praia. Foi em 1892 que a Goodyear, empresa de sapatos de borracha, parte da divisão da United Status Rubber Company, começou com o processo da vulcanização resultando num tênis chamado Keds. Para quem achava que a Converse era a primeira, eles só lançaram sua versão de tênis em 1908.

MALHA ESCOCESA - Como os arquivos da Pringle of Scotland, famosa marca escocesa de malhas, foram perdidos num incêndio, ninguém sabe ao certo quem inventou o padrão argyle (losangos multicoloridos inspirados no clã escocês Argyle), mas diz a lenda que o Duque de Windsor, inventor de outras famosas peças masculinas, encomendou uma malha de padrão xadrez para combinar com suas meias axadrezadas.

CAMISA COM BOTÕES NO COLARINHO – Antes de 1896, os colarinhos das camisas voavam a favor do vento. Foi a famosa marca americana Brooks Brothers que introduziu botões nos colarinhos das camisas. Até hoje a marca é considerada uma das mais famosas do mundo quando o assunto é camisa masculina.

JEANS – 1853, corrida do ouro em São Francisco, Califórnia. Levi Strauss e seu cunhado David Stern, donos de uma loja de tecidos e roupas para mineradores, criaram o primeiro Blue Jeans. Em 1872, surgiram os rebites. Com o sucesso de vendas das calças, a dupla patenteou o invento. Em 1890, anunciaram o nascimento do modelo 501.

MOCASSIM DRIVE - O primeiro sapato para dirigir deve ter sido criado pela Carshoe lá pelo meio dos anos 60, mas a Tod’s, outra potência em mocassins masculinos, se declara a inventora.

AVIADORES – Muito antes de o Tom Cruise acelerar sua moto e seu avião de caça em Top Gun, os óculos de hastes metálicas e lentes esverdeadas eram usados pelos pilotos da Força Aérea americana. Quem desenvolveu foi a Ray-Ban, em 1936, marca que continua líder de mercado até hoje.

CASACO DE CHUVA - O primeiro casaco resistente à água surgiu em 1823, quando o químico escocês Charles Macintosh juntou uma camada de borracha com tecido de lã. Nascia o conhecido casaco MAC.


*Texto extraído da Revista VIP - maio de 2009

E não se esqueçam do post sobre a enquente, que foi publicado ontem. Acusem-se e comentem sobre as alternativas escolhidas. Mantenham a fé e até semana que vem!

2 comentários:

  1. agora sim o mundo mod entra na minha vida... só pelo jeans mesmo...
    e sobre o entendimento do mundo mod...
    hã?
    O Jô? ele usa suspensório, jeans, camisa com botões no colarinho..

    ResponderExcluir
  2. ehehehheh, valeu xuxu, adorei o link sobre cadarços, dei uma renovada no meu post!
    e com certeza a gente ainda vai fazer um blog juntos, fato!

    valeu pela ajuda
    otima semana xuxu
    saudadessss e bjssss

    ResponderExcluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!