terça-feira, 18 de agosto de 2009

Embarcou na Vespa?*


A história da Itália pode ser contada de cima de um banco de uma motocicleta. Ou melhor, de algo mais simples, uma scooter. Era década de 40 e as novas criações de um país que renascia depois da Segunda Guerra Mundial só poderia ter sido assim: simples. Produto de baixo custo de fabricação e grande consumo. E a Piaggio lança a Vespa. Os italianos precisavam se locomover sem gastar muito. A Vespa consumia pouco. O preço correspondia a diversos meses de trabalho de um empregado, mas o pagamento podia ser parcelado. Era o milagre italiano.

A scooter que lembra uma vespa permite que o condutor deixe as pernas à sua frente e não separadas como uma motocicleta clássica e isso faz com que não se precise usar roupas específicas para seu uso. Sem falar que a simplicidade do câmbio sem correia (aquela coisa toda suja de graxa) não suja a roupa. As suas características fundamentais permitem que ela seja única no mundo. E de milagre vira mito. Torna-se um dos símbolos italianos, podendo ser vista em vários filmes, onde uma das cenas mais famosas fica por conta de “Roman Holiday” com Audrey Hepburn e Gregory Peck. As Vespas representaram de fato os primeiros meios de locomoção em massa da Itália, logo depois seguidas pelo Fiat 500 (Il Cinquecento).

As Vespas continuam sobre nossos olhos. Carregando casais de namorados com capacetes abertos por aí, mas hoje ganharam fama de Cult. E junto com toda essa fama pode-se encontrar diversos produtos licenciados com a figura da Vespa aqui na Itália: calendários, bolsas femininas e masculinas. As bolsas são em couro sintético, em várias cores (branco, vermelho, amarelo, bege, etc) e custam em torno de 29 euros. Em breve serão lançadas bolsas do Fiat 500. Certamente será outro sucesso de vendas bem fácil de embarcar.

*Texto retirado do blog fashionzzz

E o meu querido André Mod, tem uns posts super legais sobre a Vespa Paiggio, que tu encontra aqui e aqui.

Mantenham fé, vejo vocês na semana que vem!

3 comentários:

  1. Certamente Jana!
    Não vejo a hora de comprar a minha rsrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou com 3 Vespas, com certeza tem duas pessoas sem as suas.
    São elas Vespa M3 1961, M3 1962 e PX200E 1987.
    precisamos distribuir melhor as vespas, interresses me procurem.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Legal ver meu texto aqui. Curti um monte o blog.
    Aproveitando, aviso que o fashionzzz! mudou de casa: www.fashionzzz.com. Esse post tá lá também, se você quiser atualizar o link tá ele aí: http://fashionzzz.com/embarcou-na-vespa/
    Obrigada,
    Ana.

    ResponderExcluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!