terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ska & Reggae e um ano sem Alton Ellis



Por um curto período entre as décadas de 1960 e 1970, revistas de Soul e Blues publicavam as paradas musicais do reggae. Este aqui é de fevereiro de 1970. E neste mês lembramos um ano da morte de Alton Ellis...



Alton Nehemiah Ellis nasceu e cresceu no distrito de Trench Town em Kingston, na Jamaica. Oriúndo de uma família de músicos, aprendeu cedo a tocar piano. Começou a carreira em 1959 na dupla Alton & Eddie, com Eddie Perkins. O primeiro hit foi "Muriel" e logo depois vieram "My Heaven", "Lullabye Angel", "I Know It All", "I'm Never Gonna Cry" e "Yours". Perkins logo se mudou para os Estados Unidos e Ellis trabalhou durante um tempo como tipógrafo. Logo depois de perder seu emprego, retoma a carreira musical formando uma nova dupla com John Holt, que logo se juntou aos The Paragons. Ellis então formou o grupo The Flames. Na década de 1960 com o advento do rocksteady dentro do ska, Ellis grava pérolas como "Dance Crasher", "Don't trouble People" e "Cry tough".
Na década seguinte fixa residência em Londres. A partir de então tem suas músicas "sampleadas" por artistas como KRS-One, The Notorious B.I.G., Tupac Shakur, Blackstar, Sasha, entre outros.
Ellis continuou na ativa até começarem os primeiros problemas de saúde. Seus últimos trabalhos foram pela Europa com uma banda francesa chamada ASPO (About Some Precioux Oldies) que rendeu um dvd ao vivo em 2001. Em 2004 foi homenageado pelo Governo jamaicano pelo conjunto de sua obra. Em 2007 deu baixa em Londres por causa de um câncer no sistema linfático, e voltou a se apresentar depois do tratamento. Falece em 10/10/2008 em Londres em decorrência do seu câncer.

Suas músicas e a constante reinterpretação de sua obra fazem de Alton Ellis um músico que será lembrado por inúmeras gerações dentro e fora do ska.



Baixa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!