terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sharpies


Os sharpies foram uma gangue surgida na Austrália entre as décadas de 1960 e 1980. O termo sharpie vem do visual alinhado e das influências britânicas do ska, do mod e do skinhead, pois muitos membros eram na verdade imigrantes britânicos.
As vestimentas mais comuns usadas por eles eram as calças Lee ou Levi's, suéteres e camisetas (cada membro tinha sua própria t-shirt). Geralmente competiam entre si nas vestimentas, tentando criar novos padrões, cores e detalhes. Eles também eram conhecidos por serem violentos, apesar de manterem um código moral.
Os sharpies eram muito conhecidos em Melbourne, onde outras gangues dos lados oeste, norte e sul se reuniam em grupos menores tais como os Prahran Sharps, os Melbourne Sharps e os the A A Sharps. Não era incomum encontrar centenas deles, eles frequentavam danceterias e discotecas, e por serem em grande números eram quase intocados pela polícia.
A violência excessiva e o hábito de roubarem dinheiro e bebida acabaram por gerar desconfiança, o que levou ao fim esta subcultura.
Nas áreas leste e sul de La Perouse em Sidney há um grupo chamado La Pa pelos moradores, porém mais conhecidos como Lapa Sharpies. Em Perth, jovens de áreas como Medina, Rockingham, Armadale, Kelmscott, Lynwood e Thornlie juntaram-se aos skinheads/sharpies. Muitos desses jovens são filhos de imigrantes britânicos recém chegados.


E aqui vai um trecho do filme 'Sharpies' de Greg Macainsh (1974).



Espero que tenham gostado. Mantenham a fé. Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!