terça-feira, 2 de novembro de 2010

Yé Yé France

O yéyé foi um estilo de música pop muito popular na França, Espanha e América Latina durante a década de 1960. O termo surgiu do grito "yeah yeah" e o precursor foi Serge Gainsbourg. O movimento teve origem no programa de rádio Salute les copains criado por Lucien Morisse e apresentado por Daniel Filipacchi, indo ao ar pela primeira vez em dezembro de 1959.
O yéyé foi particular de muitas maneiras: primeiramente foi o único movimento musical encabeçado por mulheres; segundo, era um fenômeno majoritariamente europeu (apesar de ter se espalhado pelo resto do mundo, inlcusive no Japão); terceiro, as estrelas do yéyé eram jovens, por exemplo, France Gall tinha apenas 16 anos quando lançou seu primeiro álbum e 17 anos quando ganhou o concurso da Eurovision em Luxemburgo e a maioria das canções eram pueris e inocentes tratando de temas como o amor e a solidão. Os maiores nomes eram além de France Gall, Françoise Hardy, Sylvie Vartan e Jacqueline Taïeb.
Mas apesar de ter sido encabeçado por mulheres, não era um movimento exclusivamente feminino. Os yéyé boys era formado por Serge Gainsbourg, Jacques Dutronc, Michel Polnareff, Claude François e Nino Ferrer.


01- Annabell - La moustache a papa
02- Jacqueline Taïeb & Amsterdam Beat Club - 7 heures du soir
03- Jacques Dutronc - Les cactus
04- France Gall - Avant la bagarre
05- Stella - Idole des jaunes
06- Band Ciné - Tu Veux ou Tu veux Pas (Nem vem que não tem)
07- Nino Ferrer - Mirza
08- Christine Pilzer - Dracula
09- Charlotte Leslie - Les filles c'est fait pour...
10- Berthe - Comment passer à la télé

download

Mantenham a fé e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!