terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como limpar seus discos de vinil - parte 1 SELOS

Os meus posts desta semana tratarão sobre como limpar e cuidar bem de seus bolachões - os discos de vinil. Muitas bandas e artistas voltaram a comercializar suas músicas em formato de LP, que, além de estarem na moda, tem aquela cara retrô que todos amamos.

É claro que andei pesquisando sobre como limpar corretamente os vinis, pois cada um tem seu método diferente. Porém, vou listar aqui os que eu achei mais fáceis de executar e cujos produtos químicos vocês podem encontrar facilmente.

Começando nosso breve tutorial hoje vou ensinar como limpar o selos dos vinis, que são os miolos dos discos, onde estão escritos o nome do artista, as músicas do lado A ou B e/ou gravadora.

Como qualquer outra parte do vinil, os selos também acumulam poeira e fungos. Para a higienização é importante lembrar de JAMAIS molhar os selos, pois ao contrário de limpar, você estará criando um ambiente propício para a criação de mais fungos. O recomendado é passar um pano seco somente ou parafina que é uma substância hidrófila que não cria umidade. A parafina é encontrada em velas e vocês podem passar a vela no selo como se estivesse pintando ele. A única diferença que vocês irão notar é que ele vai ficar mais escuro, justamente por causa da parafina.

E como é recomendado que um disco que tenha ficado muito tempo guardado, deve ser limpo de ir para o toca-discos, amanhã ensinarei como limpar seus vinis.

Espero que tenham gostado! Mantenham a fé e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!