quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como limpar seus discos de vinil - parte 2 O VINIL

Olá, leitores!! Ontem vocês aprenderam aqui no M&M's como começar os cuidados básicos com seus discos de vinil e hoje, continuando o tutorial, vou ensinar a vocês como limpá-los corretamente.

Para a limpeza vocês vão precisar de: * um par de tapa selos (quem souber onde encontrar, por favor, me avisa, sim?), * um par de luvas de borracha dessas de fazer limpeza e de preferência limpas, * detergente para louças, *quadradinhos ou discos de algodão desses usados para tratamento facial que vocês encontram facilmente em farmácias e * muita, muita água corrente. Para tanto, recomendo vocês usarem a pia da cozinha que deve estar devidamente livre de sujeiras, gorduras e afins.

Lembrem-se de não manusearem o disco durante a limpeza com as mãos sujas ou colocando os dedos nos sulcos, não esqueçam de usar as luvas!

1. Ponha o vinil embaixo da torneira com água corrente, molhando-o bem. CUIDADO para não molhar os selos para quem não tiver o tapa-selos para proteção.

2. Segurando o disco com uma mão, jogue um pouco de detergente ao redor de todo um lado do vinil.

3. Com o seu quadradinho ou disco de algodão, esfregue em movimentos circulares sempre nos sentidos do sulco do vinil até que faça um pouquinho de espuma. Não é necessário fazer força, só não deixe seu disco cair!

4. Enxague bem o lado que você acabou de limpar, certificando-se que não sobraram sabão ou fiapos de algodão.

5. Repita o mesmo processo de limpeza no outro lado.

6. Enxague rapidamente suas luvas para que estas também não tenham acumulado resíduos.

7. Ponha o disco para secar no escorredor de pratos (limpo) com muito cuidado para não riscar e deixe-o secar naturalmente. Lembrando sempre que o local da secagem dos vinis deve ser um lugar seco, longe da luz do sol. Os discos devem ser mantidos na posição vertical e sem muito contato com a superfície onde estão, nem uns com os outros.

8. NÃO GUARDE seus vinis ainda! Nem os coloque para tocar!

9. Se necessário, repita todo o processo de lavagem.

E amanhã ensinarei a vocês como limpar as capas externas e internas e como guardar corretamente seus LPS. Então, espero que tenham gostado. Mantenham a fé e até amanhã.

Um comentário:

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!