sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mod vs Rockers

Olá pessoal, mais um post semanal do Luiz, hoje o assunto é mais polêmico que mamilos, é sobre a velha rixa entre Mod's & Rocker's. Lá vamos nós.

Bom, os modernos engomadinhos com o seu visual clean e smart dos anos 60 tiveram todos os motivos estéticos para odiar a nova onda que começava a assolar o terreno britânico daquela época, os Rocker's eram vistos como sujos, pois usavam na maioria das vezes calças em couro ou jeans apertadas assim como as jaquetas, camisetas/regatas brancas, topete brilhoso combinando com os sapatos. Mas porque odiar-los?! Simples! Por eles serem uma nova moda que estava tomando o seu espaço nas ruas e nas rádios, roubavam suas garotas, pubs, e até a velha Brighton Beach, portanto a "treta" era inevitável.

Rockers



Mods


Os Rockers que eram um upgrade, assim digamos, dos nada famosos Teddyboys, agora conseguiam ganhar espaço com a ajuda de cantores e bandas que rapidamente ficaram famosas e viraram febre em todo o mundo como Elvis Presley, Eddie Cochran e Gene Vincent, por outro lado o que ainda era mais encontrado nas gigs britânicas era o som preferido pelos Mods, The Kinks, Small Faces, The Animals...



Enquanto os mods se mantinham em seus ternos alinhados, pullovers, camisas Ben Sherman e Fred Perry, Parkas e calças Levi's os Rockers não tinham marcas de roupas definidas como próprias ao seu estilo, apenas seus topetes e a jaqueta bastavam para se dizer um Rocker. A jaqueta que por muita das vezes era rebitada, com patches e escritas, denominando qual gangue pertencia ou apenas por estilo.



Com o passar do tempo o visual Rocker se tornava cada vez mais agressivo, assim como a sua música que agora era chamada de Rockabilly, o visual passou a adotar cachecóis, lenços, botas cano médio e alto, luvas, óculos de proteção ou de sol, tudo para facilitar os seus passeios por suas potentes e novas motos da época, que muito das vezes eram das marcas Harley Davidson e Honda.




Os Mods também utilizavam alguns adornos, poderiam ser vistos com porkie pie hats que eram chapéus menores que suas cabeças, portanto, tapavam apenas uma parte dela deixando grande parte do cabelo a amostra, óculos quadrados no estilo Wayfarer também era um adorno bastante usado. As parkas, que são jaquetas compridas no estilo sobretudo, na maioria das vezes na coloração verde oliva ou cinza, eram enfeitadas com patches, e eram mais usadas nos passeios de scooter, para proteger seus ternos de algum ocorrido não desejado e proteger do frio.


Bom, o post desta semana é isso, espero que gostem ;3 E aguardem o próximo post do Luiz. Minha dica semanal de música é The Zombies-You make me feel good

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sharon Tandy - You Gotta Believe It's...Sharon Tandy


Bom pessoal, continuando a Black Tour aqui no MMs, aqui vai um disquinho bem interessante, vale a pena conferir, esperem que gostem!!!!

MANTENHAM A FÉ!!!!

01-you've gotta believe it
02-hold on
03-i can't get over it
04-our day will come
05-perhaps not forever
06-one way street
07-hurry hurry choo choo
08-daughter of the sun
09-toe hold
10-love is not a simple affair
11-look and find
12-i wanna be your baby
13-the way she looks at you
14-hurtin' me
15-for a little while
16-stay with me
17-i've found love
18-move a little closer
19-gotta get enough time
20-border town
21-things get better
22-world
23-he'll hurt me
24-now that you've gone
25-somebody speaks your name
26-two can make it together

DOWNLOAD

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

And now...um recado dos nossos patrocinadores - L&M

Este é definitivamente o comercial mais estranhos sobre cigarros que eu já vi na vida. Num tempo em que as grandes companhias de tabaco diziam desconhecer ou não haver malefícios no consumo da nicotina, o casal que não é jovem (muito menos glamuroso), tem fôlego para fumar e também dançar. Haja pulmão!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

The In Crowd - Uk Mod R&B/Beat 1964-1967 (2001)

Há tempos eu não via uma coletânea bacana por aí. The In Crowd reúne baladinhas, registros ao vivo e música para arrastar o sofá para um canto e se acabar dançando. E mesmo sabendo que há longos tempos ela é postada em várias blogs ao redor da net, achei que valia a pena ter ela por aqui também. Espero que gostem!



1. Blow Up - The In Crowd
2. Stroll On - The Yardbirds
3. Shake - Rod Stewart
4. That's How Strong My Love Is - In Crowd
5. Hey Hey Hey Hey - Chris Farlowe & The Thunderbirds
6. Keep On Running - Spencer Davis Group
7. Finger Poppin' - The In Crowd
8. Don't Lie To Me - Four +1
9. I Take What I Want - The Artwoods
10. Get The Money - Gary Farr & The T-Bones
11. I'll Keep On Holding On - The Action
12. My Baby Is Gone - The Untamed
13. Take My Tip - Manish Boys
14. Man With Money - Wild Uncertainty
15. It's Alright - Rockin' Vickers
16. I'm Rowed Out - The Eyes
17. Mud In Your Eye - Les Fleur De Lys
18. Love I Thought I'd Found - John's Children
19. You're On Your Own - In Crowd
20. Can I Get A Witness - Steampacket
21. Time Is On My Side - Four +1
22. It's For You - Rupert & The Red Devils
23. Tiger - Brian Auger & The Trinity
24. Don't Do It No More - Julie Driscoll
25. Big Boss Man - Graham Bond Organisation
26. Slow Down - Episode Six


Mantenham a fé!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dica de Site: Retrofuture Today

Como eu sempre coloco aqui, ninguém nos dias de hoje iria imaginar que o futuro, na verdade, seria retrô. E a dica de site desta semana fala exatamente sobre isso.

O site Retrofuture Today é um belo de um achado para todos aqueles que tem curiosidade de saber como as pessoas imaginavam que seria o futuro há 50 anos atrás ou mais. Englobando tecnologia, moda, música e comida espacial (lembram DESTE vídeo?) e outras coisas mais o site traz como proposta "olhar para os planos de um passado fantástico que nunca aconteceu". Com certeza, vale uma olhada!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

The Flirtations - Sounds Like The Flirtations (1969)


Bom, continuando a Mini Black Tour, hj trago pra vocês um grupo vocal feminino de Northern Soul MUITO FODA, The Flirtations, cara, eu ouvi isso fiquei doido, sem comentários, vale a pena baixar, espero que gostem!!!

MANTENHAM A FÉ!!!!

01 - Nothing But a Heartache
02 - This Must Be the End of the Line
03 - How Can You Tell Me
04 - What's Good About Goodbye My Love
05 - Someone Out There
06 - I Wanna Be There
07 - Give Me Love
08 - Xmas Time is Here Again
09 - Love a Little Longer
10 - Hold On to Me Babe
11 - Need Your Loving
12 - South Carolina
13 - Once I Had Love
14 - Momma I'm Comin' Home
15 - Everybody Needs Somebody
16 - Keep on Searching
17 - Love is a Sad Song
18 - Can't Stop Loving You
19 - Stay

DOWNLOAD

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Feather/Feathered Haircut-(Edição masculina)

Olá Mods, Modelettes e afins, depois do meu atraso devido a falta de tempo, lá vai o meu post semanal. Hoje falarei sobre cabelos. O cabelo é um dos principais fatores que identificam o estilo e que até denominam nomes de grupos underground, seja ele grande, curto, engomado ou raspado.

Mod's/Hard Mods/Smoothies/Suedeheads e seus cabelos de feather/feathered cut.

O corte é caracterizado por ser longo, mas não por cima das orelhas e não chegando a tapar a nuca, com costeletas de barba ou cabelo, as vezes bem penteado ou escorrido, mas sempre tentando manter a linha smart.



Para aquela época o tamanho do corte de cabelo era demasiado grande, o que dava um ar de rebeldia e era como um tapa na cara na onda de topetes alá norte americano dos rockers.

A rixa entre mods&rockers fica para a próxima postagem, agora segue a minha dica semanal de música - The Jam - I need you.

And now...um recado dos nossos patrocinadores - Picolé Kibon

Creio que alguma coisa acontecia de errado na época em que meus pais eram criança. Picolé Kibon por apenas 30 centavos devia ser uma dádiva doce e gelada.

Não, eu não sei de que ano é exatamente este comercial, logo, não posso dizer de qual moeda brasileira se trata, muito menos dar meu pitacos comparativos a respeito da economia nacional da época. Só sei que com ou sem inflação, nos dias de hoje, picolé Kibon a 30 centavos seria supervalorizado.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Moda retrô e Vespa Piaggio no Istanbul Fashion Week 2011

O Istanbul Fashion Week 2011 ocorreu entre os dias o7 e 10 deste mês e trouxe uma grata surpresa aos amantes da moda retrô. O desfile da Asli Gusler tinha esta vespa vermelha na passarela, e algumas peças em inspiração retrô que prometem ser tendência primavera/verão 2012 por lá. Mais fotos no Markafoni Blog.


Liverpool - Por Favor, Sucesso (1969)

Se tem coisa que gaúcho gosta mais é de se gabar por aí. Até porque gaúcho humilde é ação de má fé. E aproveitando que hoje é comemoração da Revolta Farroupilha aqui no RS, deixo para vocês esse disco bacana de uma banda porto-alegrense.

A Liverpool formada por Fughetti Luz na voz, Mimi Lessa na guitarra, Marcos Lessa na guitarra-base, Edinho Espíndola na bateria e Pekos no baixo se formou em meados da década de 60 no bairro do IAPI, zona norte de Porto Alegre.


Com uma mistura de psicodelia, Tropicália a la Mutantes e letras filosóficas, a banda lançou este único álbum. Sem Pekos, os outros membros se juntam a Renato Ladeira e formam a "Bixo da Seda" que também lançou um único álbum em 1976.

Aqui está a oportunidade de conhecer uma das bandas mais inventivas e criativas e infelizmente, menos conhecidas do Rock Gaúcho.


01. Por Favor, Sucesso
02. Que Mania
03. Cabelos Varridos
04. 13º Andar
05. Blue Haway
06. Você Gosta
07. Olhai Os Lírios Do Campo
08. Voando
09. Planador
10. Água Branca
11. Impressões Digitais
12. Paz E Amor
13. Tão Longe De Mim


Espero que tenham gostado, mantenham a fé e até amanhã!

domingo, 18 de setembro de 2011

Aniversário de Dee Dee Ramone


Hoje é aniver de mais um amante da Black Music, o maior ícone do Punk, Dee Dee Ramone, e amanhã será o aniversário de 8 anos da minha querida banda, Os Carniça, e em homenagem ao Dee Dee vai essa obra dele, é muito engraçado, Dee Dee was a Punk Rapper, heheheh, espero que gostem!!!!

MANTENHAM A FÉ!!!

Dee Dee King - Standing in the Spotlight (1989)

01 Mashed Potato Time
02 2 Much 2 Drink
03 Baby Doll
04 Poor Little Rich Girl
05 Commotion In The Ocean
06 German Kid
07 Brooklyn Babe
08 Emergency
09 The Crusher
10 I Want What I Want When I Want It
11 Funky Man (bonus)

DOWNLOAD

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

The Boogaloo Investigators - Dynamighty (2005)


Bom pessoal, estamos no mês em que a minha banda de Punk Rock (Os Carniça) faz aniversário, e neste ano estamos completando 8 anos, e como somos amantes assumidos da Black Music, vou postando aqui uma banda de 2002 se não me engano, não tenho certeza de onde é, mas eu sei que é muito bom, quando eu ouvi eu jurava que é de 1968 mais ou menos, me enganei, as aparências as vezes enganam, é muito interessante, espero que gostem!!!

MANTENHA A FÉ!!!!

01 - If You Reap
02 - Volcano
03 - These Days
04 - I Got The Feelin'
05 - Sleepwalk
06 - Let The Groove Move You
07 - The Sloth
08 - Gambit
09 - Frenchy Frenchy
10 - Let's Work A While

DOWNLOAD

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

30 anos de Mod Revival na Espanha - El País

O site do jornal espanhol El País publicou esta semana uma matéria interessantíssima sobre os 30 anos do Mod Revival no País. A matéria não só contextualiza legalzinho os Mods na Inglaterra e como tudo começou, como também conta, de modo sucinto, a maneira que os jovens madrilenhos e espanhóis se sentiram quando a onda chegou, durante a década de 80, no auge da Guerra das Malvinas e de que forma isso os afetou.

O mais interessante, além de toda a contextualização, foram algumas regras que eu acho que cabem a quase todos (quase, porque nem todo mundo pode comprar uma scooter ou ir à Brighton nas férias).

Andarás de 'scooter'. O meio de transporte oficial dos mods eram essas motos pequenas, urbanas e baratas. A idéia era se diferenciar das Harley enormes dos rockers. Velhos inimigos mortais e reacionários.

Ouvirás Northern Soul. O único caso de estio cujo nome não diz respeito à sua origem, mas o local onde as pessoas ouviam. Lugares como
Wigan Casino, no norte da Inglaterra, foram o refúgio mod entre 1973 e 1981.
Tempos difíceis.

Andarás com o Alvo. Se os rockers eram norte-americanos, os mods eram britânicos. Para se diferenciarem, levaram o emblema que aparece nos aviões da RAF, propriedade do Ministério da Defesa. De fato, suas iniciais são MoD.

Visitarás Brighton. Cidade britânica de veraneio. Durante a década de 60, foi o lugar onde rockers e mods se quebravam durante os fins-de-semana. Todos os anos ainda há peregrinações nostálgicas.

Amarás The Jam. Se há um culpado disso, ele é o Paul Weller. Filho talentoso de uma família pobre, suou para fazer com que sua banda fosse uma das maiores do Reino Unido. E o que fez então? Acabou com a banda. Tinha 25 anos.

Vestirás terno e parka. Como os rockers vestiam couro, os mods escolheram o dinamismo: terno de três botões e gravata. Para os dias de chuva, usam parka, um leve abrigo militar que cobre até os joelhos.

Assistirás Quadrophenia. Phil Daniels encarna Jimmy, um mod dos anos 60 que passa da euforia de fazer parte deste grupo à completa decepção. O paradoxo é que ainda que faça muitas críticas, o filme fez muitas pessoas quererem virar Mods.

Dançarás até o amanhecer. A música era o combustível, e por muitos anos, as anfetaminas foram o complemento. Como droga recreativa, estimulava o sistema nervoso central, as pessoas perdiam o sono, pois a droga causa euforia e ansiedade.

Não serás racista. Por alguma razão corre a ideia de que os mods seriam fascistas. Não é verdade: há verdadeiro respeito pelas músicas e pelos artistas negros. De fato, o selo 2 Tone, ska revivalista, compartilha a estética Mod.

And now...um recado dos nossos patrocinadores - Ford Falcon

Sempre que eu penso em Falcon, lembro do Comandos em Ação (GI Joe, para quem é gringo). E apesar de eu achar que o carro, mesmo para a época, não devia ser lá aquela potência 'falcônica', até que ele é bem robusto e bonito.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dica de Site: Modern Gallery

Aqui somos todos apaixonados pelo modernismo e para você que está amando, não sabe ainda se ama, e se está com vontade de amar a Mod Culture também, a dica de site desta semana vai para vocês.

O Modern World Gallery é um site bem bacana, mas apesar de faltarem muitos produtos à venda, ele reúne tudo aquilo relacionado à Mod Culture que você sempre quis ter em casa para servir de decoração ou levar consigo. Vale a pena dar uma conferida!


Novo Integrante & Moda Retrô Masculina.

Olá! Meu nome é Luiz e fui convidado pela Penny à participar do Moderno Mundo, daqui para frente todas as segundas postarei algo que eu goste ou ache interessante sobre esse mundo retrô nostálgico. Sem mais delongas, vamos ao meu primeiro post! ;3

A moda retrô sempre me surpreende, particularmente o estilo Mod/HardMod. A combinação de ternos de linho, chapéu, sapatos e gravatas slim sempre será sinônimo da palavra Mod, que mesmo com o passar dos anos e inovações no quesito moda, nunca perdeu a classe e sempre será lembrada.




Para terminar deixo a dica de uma banda que sempre esta na minha playlist, The Byrds-I see you

domingo, 11 de setembro de 2011

As "Coisas Mínimas" de Blanca Gomez

Blanca Gomez é uma artista madrilenha. E bota artista nisso! Suas ilustrações remetem ao infantil de forma agradável e divertida, além de possuir um lindo traço retrô que fazem com que seus desenhos sejam simplesmente um achado! Infelizmente não há muitas informações a respeito dela em seu site oficial, mas vale a visita para que você também possa se deliciar com suas ilustrações, cartões e fotos.