terça-feira, 24 de janeiro de 2012

The Yardbirds - For Your Love (1965)

The Yardbirds foi uma banda que teve o mérito de lançar nada menos do 3 guitarristas que sempre figuram na lista dos Top Ten melhores guitarristas da história da música: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Paige (números 2, 5 e 3 respectivamente de acordo com a revista Rolling Stone).



A banda começou sua carreira em 1963 ainda com Clapton, fazendo inúmeros covers de blues. Em 1964 lança os covers de I wish You Would e Good Morning School Girl sem muito alarde. O sucesso veio com o lançamento de For Your Love que vendeu mais de 1 milhão de cópias, ganhando um disco de ouro. Clapton, que na época era um fã purista do blues acabou deixando a banda em maio de 1965 para juntar-se a John Mayall, em seu lugar entra então Jimmi Paige. Paige sabendo que teria que largar seu trabalho garantido como guitarrista de estúdio e também preocupado com sua saúde convida Jeff Beck para juntar-se ao grupo. A banda era então composta por Keith Relf no vocal e na harmônica, Paul Samwell-Smith no baixo, Jim McCarthy na guitarra e Chris Deja na guitarra e baixo. Beck juntou-se ao grupo logo depois da saída de Clapton, e Jimmy Paige somente em 1966, quando aceitou tocar baixo depois que Paul Samwell-Smith tornou-se produtor musical. Neste mesmo ano Beck é demitido da banda, e a partir daí o sucesso já não é o mesmo.

Em 1967 a banda em certo "declínio", eles raramente tocavam os singles nos shows, preferindo um repertório entre o que foi lançado na época em que Beck estava com eles e alguns covers de blues. No começo de 1968 na época de lançamento do single My Sweet Josephine as divergências musicais estavam claras, e a banda se apresentou pela última vez em 07 de julho daquele mesmo ano. Em 1968, Paige junta-se com outros quatro amigos e forma o Led Zeppelin, que impulsiona sua carreira. Nos anos seguintes Keith juntou-se a uma série de grupos que continham as mais vastas influências que iam desde o blues até o progressivo, passando pelo heavy metal e pelo folk. Chris Deja já demonstrava um grande interesse em fotografia ainda na época do Yardbirds e também seguiu por este rumo (é dele a capa do 1º álbum do Led Zeppelin). Jim McCarthy havia formado a Illusion com Keith Relf, gravando um álbum antes da morte deste em 1976. Em 1992 o Yarbirds volta a tocar, porém somente com Deja e McCarthy como membros originais e continua se apresentando em clubes. Notícias mais atualizadas sobre a banda podem ser encontradas no site oficial.

Uma curiosidade mórbida paira acerca da morte de Keith Relf, o vocalista morreu eletrocutado em sua banheira enquanto tocava sua guitarra elétrica em 1976. Quando seu filho Danny encontrou seu corpo, o músico ainda estava usando os fones de ouvido.


The Yardbirds - For Your Love (1965)


01. For Your Love
02. I'm Not Talkin'
03. Putty (In Your Hands)
04. I Ain't Got You
05. Got To Hurry
06. I Ain't Done Wrong
07. I Wish You Would
08. A Certain Girl
09. Sweet Music [take 3]
10. Good Morning Little Schoolgirl
11. My Girl Sloopy
12. Baby What's Wrong (bonus)
13. Boom Boom (bonus)
14. Honey In Your Hips (bonus)
15. Talkin' 'Bout You (bonus)
16. I Wish You Would [long version] (bonus)
17. A Certain Girl [alternative take] (bonus)
18. Got To Hurry [take 4] (bonus)
19. Sweet Music [take 4] (bonus)
20. Heart Full Of Soul [sitar version] (bonus)
21. Steeled Blues (bonus)
22. Paff Bumm [german issue] (bonus)
23. Questa Volta (bonus)
24. Paff Bumm [italian issue] (bonus)


Mantenham a fé e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!