quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aberturas de séries de TV dos anos 60

Com certeza muitos de vocês, assim como eu, já ouviram pais, irmãos mais velhos e avós falarem com certa nostalgia de alguns programas televisivos da década de 1960. Sucessos televisivos como Jeannie É Um Gênio, Túnel do Tempo, Jornada Nas Estrelas, Perdidos No Espaço, entre outros foram reunidos aqui com suas aberturas originais e uma pequena sinopse.


A Feiticeira (Bewitched) - 1964 a 1972: Samantha teria tudo para ser uma perfeita dona de casa feliz e normal, exceto por um detalhe: ela pode fazer qualquer mágica com uma simples torcidinha no nariz. James, seu marido, não tem nenhum poder e prefere que sua esposa não use sua magia, e é aí que a confusão começa. Transmitida no Brasil pela primeira vez pela TV Paulista em 1965, atualmente não é exibida no País.

Jeannie é um Gênio (I Dream Of Jeannie) - 1965 a 1970: Ao sofrer um acidente, no qual acaba caindo em uma ilha deserta, o astronauta e capitão da Força Aérea norte-americana Anthony Nelson encontra uma garrafa misteriosa. Ao abri-la, ele acaba libertando Jeannie, uma gênio das histórias contadas no Mil e Uma Noites. Primeira vez transmitida no Brasil em 1966 pela TV Paulista, atualmente é transmitida pelo canal pago Nickelodeon no bloco de programas antigos Nick-at-Nite.

Agente 86 (Get Smart) - 1965 a 1970: Maxwell Smart, o Agente 86, é um atrapalhado detetive que deixa de trabalhar no prédio de Controle e passa a ser um agente de missões especiais. Ele conta com a ajuda dos agentes Canino, 99 e 34, recebendo ordens do Chefe para acabar com a vilania do Senhor Big (um anão). Exibido pela primeira vez pela Rede Record (não sei ao certo o ano), sendo reprisado pelo canal pago TCM e também pelo Nickelodeon, porém, não é mais transmitido no País.

James West (The Wild Wild West) - 1965 a 1969: A série é uma espécia de James Bond ambientada no velho oeste. Conta a história dos agentes secretos James West e Artemus Gordon, cuja missão era proteger o presidente Ulysses S. Grant contra todo e qualquer tipo de atentado. Como uma boa história protagonizada pelo agente 007 que se preze, conta com lindas mulheres, todo o tipo de tecnologia e vilões que fazem qualquer coisa para dominar o mundo. Não consegui achar informações sobre transmissões ou reprises deste programa no Brasil.

Perdidos no Espaço (Lost In Space) - 1965 a 1968: Ambientada no "futuro", mais precisamente no ano de 1997, a série conta as aventuras da família Robinson, que fora selecionada para viajar através da galáxia até o planeta Alpha Centauri, pois a Terra sofre com uma superpopulação e busca novos planetas para colonizar. Porém, Zachary Smith, encarregado de sabotar a missão desprogramando o robô B9, deixa algo de errado acontecer e tanto ele, quanto a família Robinson se veem perdidos no espaço buscando de novo o caminho de volta para o Planeta Terra. A série foi transmitida pela primeira vez no Brasil em 1996, porém, apenas para São Paulo. Atualmente, é reprisada pela Rede TV.

Jornada nas Estrelas (Star Trek) - 1966 a 1969: Uma das séries mais famosas da história da televisão, lançou os nomes de William Shatner como o Capitão Kirk e Leonard Nimoy como o metade vulcano/metade humano, Spock. A série original conta a história da tripulação a bordo da nave USS Enterprise, que em sua missão de cinco anos tem como finalidade "audaciosamente ir onde nenhum homem jamais esteve". Trouxe também a primeira cena de beijo interracial entre o branco Capitão Kirk e a negra Tenente Uhura (interpretada por Nichelle Nichols). É também uma das franquias mais bem-sucedidas da história gerando lucros extraordinários com quadrinhos, filmes e outras séries de tv. Não encontrei dados que indiquem a reprise da série na televisão brasileira.

Batman - 1966 a 1968: A série é responsável por trazer elementos de comicidade ao homem-morcego, sendo, muitas vezes, duramente criticada pelo fãs mais ardorosos dos quadrinhos. Narra a luta do herói Batman e seu escudeiro Robin na luta pela justiça em Gotham City. Trouxe o barrigudinho Adam West no papel de Batman, Burt Ward no papel de Robin e uma lista de vilões famosos e queridos até hoje: Coringa (Cesar Romero), Egghead (Vincent Price) e Mulher-Gato (interpretada por Julie Newmar e Eartha Kitt). Segundo o wikipedia, é transmitida atualmente pelo canal pago TCM.

O Túnel do Tempo (Time Tunnel) - 1966 a 1967: Os cientistas Doug Phillips e Tony Newman viajam através do tempo sendo sempre monitorados por uma equipe que permanecia em um laboratório que os monitorava através do túnel do tempo. A equipe sempre procurava um meio de trazê-los de volta, e muitas vezes, enviava um membro da própria equipe para ajudar os cientistas em dificuldades e situações de perigo. Não há informações sobre a reprise desta série no País.

Os Invasores (The Invaders) - 1967 a 1968: O arquiteto David Vincent descobre sem querer os planos de uma invasão alienígena em andamento e resolve viajar de um lugar a outro para frustrar os planos malignos e avisar a humanidade do perigo eminente. Os episódios muitas vezes eram ambientados como metáforas sobre a Guerra Fria e traziam vários aspectos sobre possíveis contatos reais de extraterrestres. Não consegui informações sobre a reprise deste programa atualmente na tevê brasileira.

Terra de Gigantes (Land Of The Giants) - 1968 a 1970: A tripulação da nave orbital Spindrift acaba caindo em uma dobra especial durante uma viagem de Nova Iorque a Londres e vai parar em um planeta cujos habitantes são todos gigantes. Os tripulantes são conhecidos pelos gigantes como "Pequeninos" e passam por uma série de dificuldades, tendo que adaptar objetos de uso comum como clipes de papel e barbantes em armas. Não há nenhuma informação sobre a reprise atual deste programa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!