terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bobby Fuller Four - I Fought The Law + Bonus Tracks (1965)

O disco de hoje é para quem gosta de um bom rock'n'roll. O post de hoje é para quem acredita em teoria da conspiração.

Vinda diretamente do Texas e formada em 1962, a banda Bobby Fuller Four gravou diversos singles em diversos selos até alcançarem o sucesso em 1963 depois de assinarem com a Del-Fi Records (selo que lançou o também falecido Ritchie Valens) e lançarem os hits Let Her Dance e I Fought The Law, originalmente gravada pelo The Crickets, antiga banda de Buddy Holly, do qual Fuller era muito fã. Formada por Bobby Fuller na guitarra e vocais, seu irmão Randy Fuller no baixo, Jim Reese na guitarra e De Wayne Quirico na bateria.

Logo após o lançamento de I Fought... a banda já apresentava uma série de problemas internos, os singles seguintes não alcançavam sucesso em níveis nacionais, Quirico foi subitamente demitido da banda por Bobby, sendo substituído por Dalton Powell, Jim Reese teve que vender seu próprio carro para Fuller e o recém chegado Powel já pensava em sair da banda para cuidar da família. Somado a isso, em 1966, depois de alguns meses do lançamento de I Fought... Bobby foi encontrado morto dentro de seu próprio carro em frente ao prédio onde morava com a mãe em Hollywood.

Os sites Voices Of East Anglia e Wikipedia contam versões curiosas sobre o caso: O Wikipedia conta que no dia 18 de junho de 1966, Fuller não foi ao ensaio da banda, nem fez o acordo com Reese para a venda de seu carro. Porém, mais tarde naquele mesmo dia, Fuller foi encontrado morto no banco da frente com hemorragias patequiais (pequenas manchas na pele de cor púrpura) causadas por calor e por vapor de gasolina. Ele não apresentava ferimentos de nenhum tipo, isto é, arranhões, hematomas ou fraturas.

Já o Voices coloca que por volta de 1 hora da manhã daquele mesmo dia, Fuller recebeu uma ligação e saiu de casa, porém avisando sua mãe que voltaria mais tarde, saindo com o carro dela. Com a demora do filho, a mãe entrou em contato com o empresário da banda perguntando por notícias, pela manhã ela mesma achou o corpo do filho dentro do carro, que estava estacionado em frente ao prédio onde moravam. Fuller havia sido espancado, estava coberto de sangue e gasolina, inclusive com gasolina em seu estômago, segundo a autópsia.

Muitas teorias da conspiração surgiram a partir do caso. Erik Greene, um parente de Sam Cooke coloca que as mortes de ambos são muito parecidas e Jim Reese (falecido em 1990) chegou a levantar a teoria de que o assassinato do amigo teria sido executado por Charles Manson e sua gangue. A polícia primeiramente atestou o caso como suicídio sem investigações profundas, porém, este é considerado um cold case mesmo depois de tantos anos.

Há no youtube este curta incrível e super bacana sobre o Bobby.


Num tempo onde a British Invasion e o folk de Bob Dylan estavam em alta, Bobby Fuller e sua banda tiveram o mérito de continuar a fazer um rock com sotaque sulista e, ainda assim, alcançar muito sucesso.



Bobby Fuller Four - I Fought The Law + Bonus Tracks (1965)


01. Let Her Dance
02. Julie
03. A New Shade Of Blue
04. Only When I Dream
05. You Kiss Me
06. Little Annie Lou
07. I Fought The Law
08. Another Sad And LOnely Night
09. Saturday Night
10. Take My Word
11. Fool For LOve
12. Never To Be Forgotten
13. Thunder Reef
14. Baby I Don't Care
15. Wolfman
16. Think It Over
17. Our Favourite Martian
18. Baby My Heart
19. Not Fade Away
20. My Own True Love
21. Nancy Jean
22. Shanghai'd
23. It's Too Late
24. The 1000 Pound Bee
25. The Chase
26. Only For You


Vejo vocês amanhã! Mantenham a fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!