segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

The Jam - Greatest Hits (1991)

Quem tá acostumado a sempre dar um pulinho aqui no M&M's sabe que não é costume eu fazer um post com downloads na segunda-feira. Geralmente o dia do disquinho esperto é nas terças e agora também nas quintas. Mas eu acho que o pedido especial da leitora Fernanda De Rossi e do Luiz Eckert, nosso blogueiro, foi digno e muito justo.


The Jam é uma banda da qual eu já deveria ter falado mais a respeito ou postado mais discos há mais tempo (para quem não lembra, postei um single aqui que necessita urgentemente de uma repostagem). Sua influência e importância dentro do Mod Culture são tão grandes, que é quase dada à banda o cargo de heróis do Mod Revival. Aliás, creio que em muitos momentos eles transcenderam o Mod Revival, tamanha a contribuição.


A história da banda se remete ao ano de 1972, quando Paul Weller, Steve Brookes, Bruce Foxton e Rick Buckler se juntaram paratocar os estilos que mais os influenciavam, entre eles: os 60's bea, o soul, o rock psicodélico, e mais tarde, a clara influência do punk rock e do new wave. Juntos desde os tempos de escola em Surrey, Inglaterra, os 4 amigos primeiramente tocavam cover de astros do rock'n'roll norte-americano em um clube local. A influência mod no som e no estilo da banda só viria no momento em que Weller descobriu o The Who, quando a banda passa a incorporar o som negro produzido pela Stax, Motown e Atlantic em seu repertório. Brookes logo saiu da banda, então Weller assumiu a guitarra e os vocais, Foxton assumiu o baixo e os vocais e Buckler se encarregou da bateria.

O primeiro álbum In The City foi lançado em 1977, marcando a chamada "primeira fase da banda". O que difere, ou até mesmo impede a banda de ser chamada de punk é o fato de eles usarem roupas de qualidade, ao invés dos trajes rasgados ou muito diferenciados de bandas contemporâneas e também o fato de o som deles ser diretamente influenciado pela música produzida na década de 1960. Isto fez com que eles, na verdade, fossem considerados revivalistas do estilo mod. As letras claramente falam sobre política e muitas geraram o sentimento oposto no público. Outra diferenciação clara de bandas punk como The Clash e The Sex Pistols, era a visão conservadora e idealizada do Império Britânico, uma influência muito direta das letras do The Kinks.

A chamada "segunda fase" começa em 1980, culminada pelo lançamento de Going Underground, onde as letras ainda politizadas e os vários hits nas paradas de sucesso lançam a banda numa esfera maior. The Jam nunca chegou a alcançar o devido sucesso na América, contudo, o single That's Entertainment foi considerado pela revista Rolling Stone uma das 500 canções de todos os tempos.

Na época de lançamento de The Gift, o último álbum da banda, fica mais evidente o estilo new wave adotado pelos rapazes. Este também foi um álbum de enorme sucesso comercial, onde a banda volta a mostrar também toda a influência que recebeu da música negra norte-americana dos anos 60. A banda se separou em dezembro de 1982, poucos meses depois do lançamento de The Gift.

Por fim, Weller juntou-se ao ex-tecladista do The Merton Parkas, Mick Talbot e com ele formou o aclamadíssimo Style Council até 1989, quando seguiu em uma próspera e prolífica carreira solo que dura até hoje e que lhe rendeu a alcunha de Modfather. Foxton lançou um álbum solo em 1984, intitulado Touch Sensitive, além de trabalhar em projetos paralelos (um deles, inclusive com Simon Townsend, irmão do lendário Pete Townsend do The Who). Rick Buckler formou a banda Time UK com o guitarrista Danny Kustow. Em 2006 ele formou a banda The Gift, e se dedicou a tocar muito do material produzido pelo The Jam, o que rendeu um tributo ainda em 2006 e outro concerto no mesmo com Foxton.

Weller e Foxton ficaram sem se falar por mais de 20 anos, porém houve uma reconciliação em 2009, e Foxton produziu algumas faixas do álbum mais recente de Weller, o Wake Up The Nation de 2010. Entretanto, não há rumores ou notícias de uma possível volta da banda.


The Jam - Greatest Hits (1991)

01. In The City
02. All Around The World
03. The Modern World
04. News Of The World
05. David Watts
06. Down In The Tube Station At Midnight
07. Strange Town
08. When You're Young
09. The Eton Rifles
10. Going Underground
11. Start!
12. That's Entertainment
13. Funeral Pyre
14. Absolute Begginers
15. Town Called Mallice
16. Precious
17. Just Who Is The 5 O'Clock Hero?
18. The Bitterest Pill (I Ever Had To Swallow)
19. Beat Surrender
20. Dreams Of The Children
21. 'A' Bomb In The Wardour Street

download

Espero que tenham gostado! Mantenham a fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!