terça-feira, 10 de abril de 2012

Chá das 5

O mundo inteiro toma chá. Quem não gosta de apreciar uma bebida quente e reconfortante nos dias frios, gelada e refrescante para os dias mais quentes? Quem nunca teve uma dor de cabeça, ou uma dor de barriga curada por um bom e velho chazinho? Os orientais apreciam o chá da flor de jasmim, que desabrocha em contato com a água quente, os indianos apreciam misturar especiarias na bebida, a qual chamam de chai, e até mesmo nós, os gaúchos temos um jeito particular de tomar o chá na forma do chimarrão...Mas, os líderes absolutos em apreciação desta bebida (importada pelos indianos) são os britânicos. E hoje aqui no Moderno Mundo eu vou tentar desvendar o que há por trás da tradição britânica de se tomar chá pontualmente às 17:00h.

Historicamente, a tradição que começou mais ou menos em 1840 diz que o chá da tarde era geralmente apreciado entre às 14:00h e às 17:00h. Naquela época, apesar das diferentes classes sociais terem hábitos distintos entre si, a verdade era que o chazinho era uma pausa para encher a barriga entra uma refeição e outra.

O chá servido com leite, sanduíches e outras guloseimas (para os mais abastados), no começo do século XIX era tido como uma fonte de fortificação para os trabalhadores da classe operária, que precisavam de muita energia frente às refeições de baixa caloria as quais tinham acesso.

Dizem também que existiam vários tipos de reuniões para a apreciação do chá, sendo o High Tea, a mais conhecida, que consistia num chá servido em uma mesa mais alta, geralmente no jardim. Caso contrário, era servido na biblioteca ou em qualquer outro quarto onde as pessoas pudessem se reunir, porém, desta vez, em mesas mais baixas.


A tradição durou anos e junto com a pontualidade, virou sinônimo de ser britânico. Porém, ao que parece a tradição do chá das 5 entre os contemporâneos já não é mais tão levada a sério, se é que ainda existe. Mas ao que tudo indica, pelo menos para nós chá das 5 é requinte e elegância. Só não vale chegar depois da hora!

2 comentários:

  1. Eu não fazia ideia dessa tradição britânica. Conheço uma banda que tem esse nome, Chá das Cinco, que aliás é muito boa (:

    http://fb.bandpage.com/ChadasCinco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Sempre tive curiosidade em saber o por que de certos hábitos e tradições. No caso do chá, não consegui descobrir o porque das 17:00h, mas achei bem interessante o que descobri nas pesquisas.

      Enfim...vou dar uma conferida no som da banda! Beijos!

      Excluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!