terça-feira, 10 de abril de 2012

English Freakbeat Vol. 1

Às vezes quando pensamos em Freakbeat, pensamos em garage rock, proto punk e tudo mais que vem junto, não é mesmo? Mas o que tem o Freakbeat  de diferente que por vezes o distancia de outros estilos?

The Beat Merchants

A princípio tudo aquilo que é raro, obscuro, fora de catálogo e colecionável entre 1966 e 1967 dentro da Invasão Britânica é considerado Freakbeat. No quesito sonoridade tem batidas fortes de bateria, guitarras ensandecidas com o uso de muito fuzz e distorção, lembrando bandas como The Seeds, The Standells e tantas outras bandas de garage rock que conhecemos por aí. E, apesar das similaridades com o outro lado do oceano, o Freakbeat é um estilo britânico por excelência. O termo foi cunhado em 1980 pelo jornalista Phill Smee de modo a descrever o estilo como sendo o elo de ligação entre o mod, o r'n'b, o psicodélico e o progressivo na metade da década de 1960. 

Na década de 1990, a AIP Records lançou uma série de 6 volumes que tenta resgatar o mais puro Freakbeat inglês, trazendo bandas que aliavam músicas cruas junto com a elegância britânica. Bandas esquecidas, obscuras, o que foram "tentativas fracassadas de bandas mod na época" são aqui reunidas em gravações feitas muito antes de qualquer banda de garage rock norte-americana pensar em existir.

Maior parte das gravações foi feita entre 1961 e 1965, com exceção de algumas faixas lançadas somente em 1967, contando também com muitas regravações e covers de lendas do blues norte-americano virtualmente desconhecidos por seus patriotas.

Durante os próximos dias desta semana, trarei a vocês os outros volumes desta extraordinária coleção da "Terra da Rainha". Espero que gostem!


English Freakbeat Vol 1.


01. The Groundhogs - Shake It
02. Johnny Neal & Starliners - Walk, Baby, Walk
03. The In-Be-Tweens - Girl, I Am Your Evil Witchman
04. The Rebounds - Help Me
05. The Primitives [released 1964]
06. The Primitives - Let Them Tell
07. The Beat Merchants - Pretty Face
08. Steve Davies - She Said Yeah
09. The Loot - Baby Come Closer
10. Miki Dallon - I'll Give You My Love
11. The Chasers - Inspiration
12. The Sheffields - Plenty Of Love
13. The Couriers - Done Me Wrong
14. The Rats - Headin' Back
15. The Wild Ones - Purple Pill Eater
16. The Primitives - Yeeeeah!
17. The Primitives - Cara Lin
18. The Primitives - Forget It]
19. Birds, Birds - Say Those Magic Words
20. Birds, Birds - Daddy, Daddy

download

Aguardem os próximos volumes! KTF!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!