terça-feira, 29 de maio de 2012

The Hollies - Stay With The Hollies (1964)

Querem saber de uma das bandas britânicas mais bem sucedidas depois dos Beatles durante a década de 1960? Ela se chama The Hollies e alcançou 22 vezes o top 40 das paradas britânicas entre 1964 e 1970.

Atrás, em pé: Eric Haydock e Allan Clarke. Sentados: Graham Nash, Bobby Elliott e Tony Hicks. The Hollies foi a segunda banda britânica mais bem sucedida, ficando atrás apenas dos Beatles, é claro.


Composta por Allan Clarke nos vocais, Graham Nash nos vocais e na guitarra, Bobby Elliott na bateria, Tony Hicks na guitarra e Eric Haydock no baixo, The Hollies era conhecida pelo uso inovador dos vocais, que resultavam muitas vezes em canções doces e melódicas, bem ao estilo 1ª fase dos Beatles. Ao contrário do que se possa imaginar, os rapazes nunca ficaram à sombra de seus conterrâneos, exatamente pela criatividade em termos de composição. Porém, apesar dos pesares, não obtiveram tanto sucesso comercial devido ao selo norte-americano Capitol, que tinha o costume de lançar na América EPS diferentes dos originais britânicos (aliás, essa era uma prática bem comum naquela época, vide The Animals).

E o nome da banda, como muitos podem imaginar é uma homenagem a Buddy Holly, ídolo branco do rock'n'roll que teria feito muito mais sucesso que Elvis, se não tivesse morrido em um trágico acidente aéreo em 1959.

Depois do estouro dos Beatles, muitos empresários da indústria fonográfica começaram a procurar novos  e talentosos nomes para contratos. Já em 1963 os rapazes de Manchester provaram que tinha talento e acabaram assinando com a Parlophone. 

Este primeiro álbum, lançado em janeiro de 1964, foi gravado nos estúdios da EMI no mítico Abbey Road e  conta com uma sonoridade bem fifties, além de inúmeras regravações de canções que já eram consideradas clássicas desde aquela época, tais como Lucille, Mr. Moonlight (regravada pelos Beatles no mesmo ano), Do You Love Me? e Memphis. Há também uma versão de Watcha Gonna Do About It que não traz relação nenhuma com a música do The Small Faces. Apenas Little Lover é uma canção escrita originalmente pelos rapazes. 

O trio harmônico de vocais composto por Nash, Clarke e Hicks traz o tom e a textura das canções, que são em maior parte, canções leves que trazem uma alegria adolescente, bem diferente das originais. Com certeza é um álbum divertido, com músicas bem diferentes das canções maduras e profundas que estavam por vir nos álbuns seguintes.


The Hollies - Stay With The Hollies (1964)


01. Talkin' 'Bout You
02. Mr. Moonlight
03. You Better Move On
04. Lucille
05. Baby, Don't Cry
06. Memphis
07. Stay
08. Rockin' Robin
09. Watcha Gonna Do About It
10. Do You Love Me?
11. It's Only Make Believe
12. What Kind Of Girl Are You?
13. Little Lover
14. Candy Man
15. Ain't That Just Like Me [bonus]
16. Hey, What's Wrong With Me? [bonus]
17. Searchin' [bonus]
18. Whole World Over [bonus]
19. Now's The Time [bonus]
20. Zip-A-Dee-Doo-Dah [bonus]
21. I Understand [bonus]
22. Stay [bonus]
23. Poison Ivy [bonus]

download

Espero que tenham gostado! Vejo vocês amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!