domingo, 20 de maio de 2012

How To Dress Like A Mod - Part Two: The Ivy League Style

Se tem uma coisa que eu aprendi durante esses anos foi que a essência de todo modernista é andar sempre arrumadinho. Você pode andar maltrapilho ou com uma peça mendigo streetwear dentro de sua casa, mas fora dela o que impera é "andar sempre alinhado, não importando as circunstâncias".

O Ivy League pode soar novidade para a maior parte das pessoas, mas este estilo está presente no guarda roupa mod desde sempre! Lembram do How To Dress Like A Mod - Part One? Pois é, todas as peças mostradas naquele post são parte do Ivy League Style.

O estilo surgiu na década de 1950 nos campus universitários, principalmente das instituições que faziam parte da Ivy League - um grupo atlético universitário elitista. Entre as instituições estão a Universidade de Yale, Princeton e Harvard, só para citar algumas das mais conhecidas. 

Algumas peças chave do estilo são:


Via OMG Haute!

  • sack suit, que é o terno de três botões, não tão alinhado quanto o mohair, mas ainda assim muito estiloso;
  • Os blazers não alinhavados, isto é, sem costura aparente e que possuem um gancho único na abertura (não me perguntem o que exatamente quer dizer isso, sugiro a opinião de um alfaiate!);
  • Calças com bainha, porém sem pregas;
  • Cortes de tecidos naturais;
  • Camisas de três botões no colarinho; 
  • E nos pezinhos, vão os Penny Loafers, calçado de estrutura parecida com o mocassim, mas que muitas vezes tem a biqueira arredondada e lisa.

    Modelo Clássico

Preto com pendões

Loafer vermelho da Atom Retro

As marcas mais famosas a produzir roupas do estilo são a J. Press, que desde 1902 mantém um alto padrão na fabricação de suas peças e a quase bicentenária Brooks Brothers, que também fabrica peças femininas e infantis.

Catálago de 1962 de Gravatas da J. Press

E, como eu sou muito leiga no assunto moda masculina, separei alguns sites para vocês se informarem melhor acerca do estilo, e por sorte, informação e bons sites é o que não faltam:

The Roll Call
Ivy Style
A Modernist
The Ivy League Look

E, é claro que faltam muitas coisas ainda, mas aos pouquinhos vou trazendo cada vez mais coisas para termos aqui quase que um guia completo! Vejo vocês amanhã, KTF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!