segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mod Haircut, Mop Top, Arthur...

"Sem compromisso. É um só um corte de navalha!"

Confesso com muitíssima sinceridade que ri ao ver a primeira imagem abaixo. Acho que devia ser muito simples você chegar no barbeiro/cabeleireiro com um baita mullets e sair de lá com um corte meio playmobill. Era  o chamado Mod Haircut, um cabelo extremamente aparado, reto e bem cortado na nuca e na franja.

Vi no GHow

Para quem não tá por dentro, ou não tá lembrado, os rapazes do The Small Faces tinham um corte extremamente, hum, delicioso, por assim dizer. Saca só:

Ontem era legal, hoje tua mãe não te deixa sair de casa com este cabelo.

E, deixa eu adivinhar, de quem vocês lembram quando pensam em cabelo tigelinha?


Sim, eles mesmos! O nome do corte popularizado pelos Fab Four é chamado de Moptop pela "semelhança com um esfregão" (pensando bem, coloca um na cabeça para ver se não fica igual? #justsaying). O corte surgiu no começo dos anos 60, quando os rapazes fizeram a famosa turnê de 13 semanas pela Alemanha. Lá eles conheceram Jürgen Vollmer, um rapaz que usava este corte de cabelo pelo qual John e Paul ficaram simplesmente fascinados. O corte ficou realmente popular, chegando mesmo a ser produzido em formato de perucas, inclusive se tornando um item colecionável durante o período.


Inclusive, uma das cenas mais engraçadas do filme A Hard Day's Night (Os Reis do Iê-Iê-Iê) é quando um repórter pergunta a George Harrison o nome do corte de cabelo que ele está usando, e ele simplesmente responde com um "Arthur". 

Como os Beatles ditavam muita moda durante a década de 1960, o corte caiu em desuso junto com o lançamento do álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band em 1967. Concomitantemente, era chegada a era do Verão do Amor, logo, os cortes alinhados de cabelo viraram coisa careta e demodê.

Amanhã tem download especial aqui no Moderno! Não percam! Mantenham a fé e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!