terça-feira, 15 de maio de 2012

R.I.P. Donald "Duck" Dunn

Neste último domingo, dia 13/05, faleceu um dos maiores nomes da Soul Music, o baixista Donald Dunn da lendária Booker T. & The MG's. Dunn faleceu em Tóquio, aos 70 anos de idade, aparentemente de causas naturais.

Donald "Duck" Dunn. 1941 - 2012

Conhecido pela segurança e pelas linhas firmes de baixo, Dunn fez parte da banda de soul liderada por Booker T. Jones que fez sucesso durante a década de 1960 com o hit Green Onions. A banda se formou em 1962 e por muito tempo fez parte da casa da Stax como banda de apoio de Wilson Pickett e Otis Redding. Neste mesmo ano lançaram o álbum Green Onions.

Booker T. Jones (órgão e piano), Steve Cropper (guitarra), Al Jackson Jr (bateria) e Dunn, que substituiu o baixista Lewie Steinberg em 1965, sempre fizeram um soul instrumental de primeiríssima qualidade, e o hit absoluto fez parte da trilha sonora de Quadrophenia.

Booker T., Donald Dunn, Steve Cropper e Al Jackson numa das primeiras bandas  inter-raciais a tocar o puro soul de Memphis.

Lançaram nada mais, nada menos do que 7 hits entre 1962 e 1969 e, por mais que a sonoridade ficasse de fora da Invasão Britânica da década de 1960, por muito tempo os rapazes mantiveram amizade com os Beatles.

Essencial para qualquer festa com boa música, Booker T. criou a sonoridade perfeita do mais puro soul de Memphis com aquele gostinho especial de Earl Van Dyke. Saca só a performance dos rapazes no vídeo abaixo:



Booker T. & The MG's - Green Onions And Other Hits (2003)



01. Green Onions
02. Hip Hug-Her
03. Jellybread
04. Chinese Checkers
05. Soul Dressing
06. Groovin'
07. Boot-Leg
08. Behave Yourself
09. Home Grown
10. Mo' Onions

download

Gente! Prometo voltar com a nossa programação normal aqui no blog durante esta semana de calmaria! KTF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!