terça-feira, 22 de maio de 2012

The Troggs - From Nowhere (1966)

Quando eu paro pra refletir na expressão British Invasion, lembro de milhares de bandas (todas muuuito legais, é claro) que eram altamente inspiradas pela música negra norte-americana produzida entre 1950 e 1960. E então, lembro dos "Trogloditas" do The Troggs, e a coisa muda! Eles não eram bem o que se pode chamar de trogloditas de verdade (dizem até que pessoalmente eles eram uns amores), e por mais que muitas vezes aparecessem em trajes que mais pareciam pijamas, o som deles era potentíssimo.

Reg Presley nos vocais, Pete Staples no baixo, Chris Britton na guitarra e vocal e Ronnie Bond na bateria e vocal, foram, sim, parte da Invasão Britânica, porém, faziam tudo ao contrário!

Pete Staples, Reg Presley (sentado), Ronnie Bond e Chris Britton eram "Trogloditas" só no nome.

As composições eram em grande parte de Reg Presley (Presley era em homagem ao rei), com algumas regravações de canções não tão conhecidas de seus ídolos. Contudo, o que fez com que esta banda em particular chamasse a atenção das gravadoras lá pelos idos de 1964, foi a regravação do hit absoluto do The Kinks, You Really Got Me, o que rendeu a eles um contrato com Larry Page, empresário do The Kinks na época.

Aliás, a banda é tão boa que este álbum de estréia dos meninos está recheadíssimo de hits e ficou nada mais do que 16 semanas nas paradas britânicas. A canção Wild Thing está entre as "500 melhores canções de todos os tempos" da revista Rolling Stone e causou furor na plateia ao ganhar uma versão de Jimi Hendrix no festival de Monterey em 1967.

A banda infelizmente não durou muito, não sobrevivendo nem a saída de Larry Page, nem as "modernices" musicais da década de 1970. Mas, uma fita perdida com uma briga (que é muito engraçada, por sinal) entre os rapazes em um estúdio durante esta mesma época serviu de inspiração para o documentário This Is Spinal Tap (quem ainda não viu, veja, pois é fantástico).

Pete Staples e Chris Britton infelizmente já faleceram, e em janeiro deste ano, Reg anunciou definitivamente sua aposentadoria devido a um câncer no pulmão. O importante é deixar claro aos que ainda não conhecem os rapazes o material de alta qualidade que eles produziram, além de seu grande carisma.


The Troggs - From Nowhere (1966)



01. Wild Thing
02. The Yella In Me
03. I Just Sing
04. Hi Hi Hazel
05. Lost Girl
06. Jaguar And Thunderbird
07. Your Love
08. Our Love Will Still Be There
09. Jingle Jangle
10. When I'm With You
11. From Home
12. Louie, Louie
13. The Kitty Cat Song
14. Ride Your Pony
15. Evil
16. With A Girl Like You
17. I Want You
18. I Can't Control Myself
19. Gonna Make You
20. As I Ride By

download

Amanhã tem mais! Espero vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!