quinta-feira, 14 de março de 2013

A little bit of fashion - Volume 1

A moda feminina na década de 1960 é uma verdadeira aula de história da arte. Op Art, Pop Art, Futurismo, Neoplasticismo são algumas das correntes artísticas que tiveram influência direta nas peças idealizadas por gente como Mary Quant, Yves Saint Laurent, Pierre Cardin, entre outros.

Se a década de 1950 era marcada pelo romantismo, pelas saias armadas e pela cinturinha marcadíssima, a década de 1960 vem como antítese de tudo o que a década anterior pregava às mulheres lançando a verdadeira moda de vanguarda.

Peças modernas para mulheres à frente do seu tempo, com formas geométricas, cores vibrantes e cortes inusitados mostraram que o tempo que estava por vir era outro: mais veloz, mais vibrante, mais jovem e mais participativo. E é claro que toda esta movimentação, a liberação sexual, a Beatlemania, a efervescência cultural e política e as constantes mudanças no mundo tiveram influência direta na moda, inclusive no Brasil.

Pretendo mostrar nesta série de posts um pouco da história da moda desta década que revolucionou para sempre a maneira de pensarmos nas coisas, nossos objetos de desejo, e as peças que são eternas e icônicas. E, é claro, porque estas peças-chave fazem parte da mod culture. 

Este vídeo é uma campanha da Dior:


E este, para quem não tá lembrando, eu já apresentei por aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!