terça-feira, 7 de maio de 2013

Boxe: a nobre arte inglesa



Boxe (deriva do inglês to Box) ou pugilismo significa “bater com os punhos” e o surgimento desta modalidade de combate aconteceu no Egito Antigo, porém foi na Inglaterra do século XVIII e XIX que seu renascimento apareceu com força.


No começo desse novo brand new start os lutadores não utilizavam luvas e não eram separados por categorias de peso, ou seja, era praticamente uma briga de rua, sem chutes, dentro de algum ringue feito de estacas de madeira e tiras de couro, enquanto apostadores e espectadores ficavam ansiosos para ver qual dos dois pugilistas cairia primeiro. O mais incrível é que não havia técnicas de esquiva, já que se um lutador que se esquivasse era considerado um “maricas” e não poderia mais competir por dinheiro, o que é engraçado, pois no começo desta época o “esporte” era proibido no território inglês.

Assim permaneceu durante bons anos até que John Graham Chambers, um entusiasta do boxe, elaborou as Regras do Marquês de Queensberry que tornaram o esporte como conhecemos hoje (utilização de luvas, três rounds de três minutos e um minuto de pausa entre cada round – no boxe olímpico ou amateur), apesar destas regras terem sido escritas em 1865 - publicadas em 1867 - apenas entre 1885 e 1891 que estes documentos foram levados a sério, devido à rejeição dos lutadores de boxe mais tradicionais nos anos anteriores.

Irmãos Gallagher e o campeão inglês Ricky Hatton.
Via The Telegraph.
A Lonsdale Clothing surgiu em 1960 criada por um ex-pugilista chamado Bernard Hart, a empresa tinha e tem como foco as roupas e equipamentos do boxe. Atualmente também fabrica e vende produtos de MMA, mas em menor escala. A marca tem este nome em homenagem ao 5° Conde de Lonsdale, Hugh Cecil Lowther, que foi presidente da National Sporting Club of Britain, em meados de 1909 e é extremamente cultuada devido ao seu grande uso durante o Mod Revival das décadas de 1970 e 1980.

Há tanto o que falar deste esporte que dá até preguiça de escrever. Portanto, descubram by yourself através dos links abaixo!

The Jam, Mod revival e Lonsdale.
Via Lonsdale.

Para saber mais sobre a história do boxe mundial, clique aqui.
Para saber mais sobre a história do esporte no Brasil, clique aqui
Caso tenha se interessado por Lonsdale Clothing, clique aqui.

Fiquem conectados no Moderno Mundo!
Keep the faith!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!