quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sonoridades #6

Ótima tarde, mates! O sonoridades de hoje vai falar sobre uma fabricante de amplificadores que a grande massa dos músicos brasileiros não conheciam há três anos atrás, mas que está em todas as lojas conceituadas de instrumentos atualmente.


Hiwatt da década de 1970, via Who.net


A partir da segunda metade da década de 1960, a Hiwatt Amplifiers surgiu no mercado e reforçou a tríade de amplificadores que deu a cara do rock britânico: Marshall, Vox e Orange. Dave Reeves fundou a Hiwatt e a Hylight Electronics em 1966, mas para aumentar o poder aquisitivo, a empresa começou como fabricante de outras marcas de amplificadores (porém não excluía os seus próprios) e apenas em 1968 Reeves consegue fazer com que a companhia tenha totalmente foco em produtos legítimos da empresa.

Creio que a The Who foi uma das primeiras bandas a manter uma fidelidade com a marca Hiwatt - a partir de 1967 -, enquanto que a outra principal banda mod, Small Faces, utilizava amplificadores Marshall e não os abandonou até o fim e início do The Faces. Na década de 1970, Manfred Mann e Pink FLoyd ingressaram na lista de bandas fiéis a empresa.


Hiwatt Cab utilizado pelo The Who em 1972, via Who.net


Contudo, no início da década de 1980, o fundador Dave Reeves morre e a empresa entra em hiato até 1984, quando é vendida para outra empresa - a Music Ground - e perde muito de sua força conquistada com suor nas décadas anteriores. Em 2008, com uma estratégia de marketing bem elaborada, a marca Hiwatt volta com toda a força do mundo, sendo parceira de bandas como Kaiser Chiefs, U2, e milhares de pequenas bandas britânicas e aqui no Brasil, com a Skank. 

Hiwatt personalizado da Skank, via site Skank


Infelizmente, os amplificadores Hiwatt que chegam ao Brasil geralmente são transistorizados e não valvulados. Devido a isto, não consigo fazer uma descrição sonora, já que seria um erro utilizar os "piores" modelos da marca para dar minha opinião, além de nunca ter visto, nem tocado em um verdadeiro Hiwatt valvuladão.

Até o próximo sonoridades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!