quinta-feira, 11 de julho de 2013

A little bit of fashion - Volume 2: The Mondrian Dress

Já pararam para pensar porque algumas peças de roupas se tornam eternos ícones fashion e outras, não?
Qual será o valor que estas peças agregam que as fazem se tornar tão clássicas nos guarda-roupas (e no imaginário feminino)?

Talvez nós nunca tenhamos as respostas para estas perguntas, mas a possibilidade de conhecer criador e criatura podem tornar as coisas um pouco mais claras.

Há algum tempo, eu havia proposto uma série de posts semanais sobre moda feminina. Mas por ter uma agenda sempre lotada e porque eu esqueci da proposta, os posts acabaram se perdendo no meio de tantos outros assuntos de igual interesse. Mas, nada que a gente não possa recuperar...

Quando em 1965, Yves Saint Laurent (1936 - 2008) lançou um vestido de jérsei para ser usado de dia (daydress), talvez jamais tenha imaginado que ele atravessaria os anos sendo um ícone fashion da década de 1960 e desejo de consumo de 10 entre 10 modettes.

Yvinho. Via Time.

Inspirado no artista neo-plasticista Piet Mondrian, o vestido traz a ideia central do pintor: sobre um fundo branco, grades negras e grandes blocos de cores primárias se intercalam trazendo formas geométricas. 

Vestido e inspiração. Via Met Museum e Wikipedia.

Formas que, assim como a proposta do grupo holandês De Stijl, do qual Mondrian fez parte, tinham como proposta trazer um frescor, uma renovação da geometria e das manifestações artísticas dadas no pós primeira-guerra. A sensação de renovação, velocidade, formas duras e angulosas tão importantes a estes artistas também foi muito cara aos criadores de arte na década de 1960, como veremos em outros posts.

Capa da Vogue francesa. Via Fashion Avec Passion.

Editorial que apresentava a criação de YSL. Via Fashion Historian
A criação de YSL fez tanto sucesso que acabou caindo no gosto popular e acabou dando espaço para diversas outras peças com a mesma estampa, que vão desde bolsas, até botas, passando também por trajes de banho. Só sucesso!

Outras criações inspiradas no Mondrian Dress. Bags via DS 303. Boots via Kate Spade. Swimsuit via Queen Beetch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!