quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sonoridades #7

Alright mates! Depois de muitos acontecimentos, finalmente consigo escrever no Sonoridades novamente e nada melhor do que realizar pedidos de leitores aqui do Moderno Mundo. Um destes pedidos foi o de identificar o equipamento "guitarrístico" do vocalista/guitarrista da banda curitibana Relespública.
Bom, apesar de conseguir identificar alguns efeitos, seria quase impossível descobrir a marca e detalhes dos produtos. Por fim, acabei perguntando ao próprio Fábio Elias para ter certeza absoluta do setup, e foi isso que ele me respondeu:
"Eu uso um kit básico de efeitos. Gosto de usar diferentes distorções e saturações. Hoje meu kit conta com um TS9 Ibanez, pra ter um som distorcido mais limpo, um GT-OD da MXR pra saturar e conseguir feedback e um Fuzz caseiro, que meu amigo guitarrista e técnico em eletrônica Aldo Bueno, fez pra mim. Tenho também um MAD DOG Washburn Flanger/Chorus no mesmo pedal, depende da regulagem dos knobs e um Wah-Wah Dunlop Jimi Hendrix. Mas tem dias que vou tocar que não uso nada, só a guitarra plugada no amplificador no talo e controlo tudo na mão, na pegada, assim como faz meu mestre Pete Townshend, do The Who."

Relespública. Autoria desconhecida.


Perfeito, então colocarei mais detalhes de dois pedais citados. O primeiro é o TS9 Ibanez, o Tube Screamer, um dos pedais de overdrive mais consagrados por grandes guitarristas. O modelo original é lançado apenas pela empresa Japonesa Ibanez - e minha pessoa, que achava que nunca falaria desta marca por aqui - e seu primeiro aparecimento no mercado foi realizado no fim da década de 1970.

TS9 Ibanez. Via RoviMusic.


Entretando, o primeiro Tube Screamer foi lançado com a série 808, enquanto que na primeira metade da década de 1980 foi lançado uma versão moderna, o TS9, que em termos sonoros é praticamente igual ao TS808 - e é o que o Fábio utiliza. 

Já o pedal Wah Wah Dunlop JH 1 não possui muitos segredos, é um pedal de wah wah com regulagem mínima, concorrente direto do Vox V847. Pode ser comumente achado como Cry Baby JH 1 e foi criado para simular os pedais Wah Wah utilizados pelo Jimi Hendrix nos discos "Are You Experienced?" e "Axis: Bold as Love". da década de 1960.


Wah Wah Dunlop JH 1. Via RoviMusic.

Agora é só descobrir com qual guitarra você vai utilizar e em qual amplificador irá plugar. Por isso, fique atento no sonoridades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!