sábado, 30 de março de 2013

Upload da semana - Crazy 50's and 60's Compilation Volumes 1 ao 3

Semana passada, por cansaço e por preguiça, não rolou o upload da semana. Mas esta semana por causa do pedido do nosso querido leitor Henrique Fonseca eu refiz o upload desta compilação que eu, particularmente, considero tri massa: 50's and 60's Compilation.


Trazendo um bocado de ska, misturado com yeyé e com pitadas de swing e garage, com cobertura de rockabilly e finalizando com doo wop e northern soul esta coletânea é a garantia de festinhasssh muito divertidas. É só apertar o play e sair dançando.

segunda-feira, 25 de março de 2013

The Hives e a moda masculina

Eu já venho acompanhando a trajetória desta banda sueca há tempos, pelo menos uns 10 anos, quando a MTV ainda era um canal que prestava e a música "pop" ainda não era um lixo total. The Hives, na época, parecia ser o gás que faltava às bandas de então: tinha vigor, tinha velocidade, tinha batida marcada, tinha influências do punk, tinha integrantes com cara e jeito de insanos. E hoje, mesmo depois de tanto tempo eles ainda parecem manter toda a energia do começo da fama.

E, estando há exatamente uma semana do show deles aqui em Porto Alegre (pretendo escrever uma resenha sobre o show, aguardem!), quero chamar atenção para um dos aspectos deles que eu acho que é um dos charmes da banda: o vestuário. Sempre com uniformes nas cores preto & branco, durante esses 10 anos ou mais, surgiram as mais loucas variações possíveis. Todas muito hypadas, ahazo e loosho  ótimas e muito criativas.

De gravatas monocromáticas nas mais diferentes estampas, a sapatos bicolores, passando por jaquetas de couro, terninhos, harringtons, suspensórios, listras e mais recentemente, pasmem, cartolas, a criatividade sempre imperou nos caras, mas nunca deixou de ter o toque bon vivant de elegância e bom gosto que, com certeza, pode servir de inspiração para os meninos que gostam de se vestir bem.

Segue aí uma pequena compilação de imagens deste guarda-roupa dos sonhos (se eu fosse um menino, é claro!).

Via Downtown Lobby

Via Trend Labs

Via Music Artist Backdrops

Via Play in Victoria

Via Ololo!

Via Last.Fm

Via Last.Fm

Via Porto Alegre Sortimentos

Via Zimbio

Via Oscar L. Tejeda Photography

quinta-feira, 21 de março de 2013

Agora sim, links que funcionam!

Eu chorei, eu bati o pé, eu me descabelei, "xinguei muito no twitter" e até mesmo cantei All By Myself sozinha em casa, mas a verdade é que os links aqui do Moderno não estavam funcionando por culpa minha mesmo.

Galerinha quase comprou gato por lebre aqui no blog...


Depois de uma enxurrada de gente dizendo "Opa, mas não é bem assim! Não é que eu não queira baixar, eu não estou CONSEGUINDO baixar" deu um estalo e eu passei a longa tarde de ontem só para resolver este pepino. 

Então este não é só um post avisando que grande parte dos links estão vivos e passam bem, é também um pedido de desculpas meu a vocês que são as pessoas que fazem do blog aquilo que ele é hoje. Obrigada pessoal, e me desculpem, mais uma vez...

Agora baixem tudo e sejam felizes!


quarta-feira, 20 de março de 2013

Sonoridades #1

Alright mates, me chamo J. Rubens e sou o novo blogger do Moderno Mundo!  Professor de teoria musical, multi-instrumentista,  compositor de  jingles, vidrado pela cultura britânica e boxe como desporto. Pretendo postar principalmente sobre assuntos do meu mundo: instrumentos e equipamentos, assim como seus músicos e artistas; além de curiosidades de discos e músicas. Desejo compartilhar estes tópicos e vários outros assuntos com vocês, caros leitores.



E para comemorar minha chegada por aqui, nada mais justo do que apresentar a primeira coluna, espero que gostem da novidade! 



Sonoridades #1



A década de 1960 foi um período de mudanças comportamentais e culturais. Houve grande evolução na qualidade dos equipamentos cinematográficos e eletrodomésticos, mas pode-se dizer que o exemplo mais marcante deste crescimento seja com os instrumentos. Bandas começaram a aparecer a cada esquina, as escolas de música e Art Schools ficavam lotadas.

Com tanto público consumidor muitas empresas se estabeleceram fortes no mercado da época e permanecem até hoje, todo mundo já ouviu falar em Fender ou Gibson,  entretando há muito mais do que estas duas grandes conhecidas. Marcas e fabricantes que do mesmo modo que inventaram e fabricaram modelos maravilhosos, fizeram modelos extremamente bizarros. Neste espaço tentarei mostrar a vasta gama de instrumentos, marcas e modelos que foram utilizados pelos rock stars daquela época e os de hoje.

Brian Jones. Via Rickenbacker Inc.
As bandas Rolling Stones, The Beatles e The Who formam o trio de British Invasion com mais sucesso de todos os tempos. Apesar de partirem de um só lugar e usarem quase os mesmos equipamentos, os estilos são bem diferentes entre si. Consegue ver Brian Jones tocando guitarra? Pois é, esta guitarra foi uma das mais utilizadas na década e é desejo de consumo de muitos músicos atuais.


Vou logo dizendo que não é Fender... nem Gibson. Os mods de plantão com certeza já sabem que se trata de uma Rickenbacker de modelo 360.

A Rickenbacker International Corporation é uma fábrica de instrumentos musicais fundada em 1931 pelo alemão Adolph Rickenbacker. O estranho é que o projeto inicial da criação da marca focava na produção de guitarras havaianas e esta idéia perdurou até o início da década de 1950, quando decidiram incorporar a fabricação de guitarras, baixos e violões no seu catálogo.

Contudo, a marca ficou no desconhecido até o momento que um rapaz chamado John Lennon comprou uma guitarra Rickenbacker durante a temporada de sua banda em Hamburgo, na Alemanha. Vale lembrar que a guitarra de Lennon não era um modelo 360, mas sim um 325C58 (lembra daquela guitarrinha preta esquisita que ele utilizava em shows de início de carreira? essa mesmo).

Rickenbacker 360. Via Coda-music.


Quando os Beatles estouraram, o esperto presidente da corporação presenteou os dois guitarristas - John e George – com um modelo 360. Ou seja, a banda aparecia em programas de televisão, fotos de revistas e até filmes com Harrison tocando nesta guitarra, enquanto que Lennon permaneceu fiel a sua 325C58. Ambos músicos, de uma banda que estava no topo das paradas, usando a mesma marca! Grande jogada de marketing.

É claro que a estratégia foi boa para a empresa ser finalmente descoberta, mas a repercussão deste instrumento se deve quase unicamente ao seu som.  Um timbre inconfundível que pode ser conferido em quase todas as faixas do álbum A Hard Day’s Night (The Beatles) e também no disco de estréia da Who: The Who Sings My Generation.

Muitos artistas contemporâneos que desejam declaradamente ter uma sonoridade mod ainda tomam este instrumento como ícone da sub-cultura, são eles... Mas espera aí! Este é assunto do próximo post, não percam! Por enquanto, quem quiser ver os outros modelos da marca, basta acessar o site da Rickenbacker.

The Who e Jimi Hendrix. Via Rickenbacker Inc.



domingo, 17 de março de 2013

Upload da Semana - Piaggio Sounds


"Dopo diec'anni ho rivisto l'amico Bob
con una giacca di cuoio con scritto su

"Giorno per giorno io vivo, io sono un Mod"

era firmato da "Bob, uno dei Mods"


Uno dei Mods"




É no clima de verão retrô italiano que está chegando na Europa, que eu trago o re-upload desta semana. A coletânea Piaggio Sounds, que eu fiz em 2011, tenta trazer um pouquinho do Italian Sixties Beat que nós tanto gostamos de dançar nas festinhas. 

Estão preparados? Espero que sim!

E não se esqueçam de dar uma conferida na nossa maravilhosa lista de links recuperados!

quinta-feira, 14 de março de 2013

A little bit of fashion - Volume 1

A moda feminina na década de 1960 é uma verdadeira aula de história da arte. Op Art, Pop Art, Futurismo, Neoplasticismo são algumas das correntes artísticas que tiveram influência direta nas peças idealizadas por gente como Mary Quant, Yves Saint Laurent, Pierre Cardin, entre outros.

Se a década de 1950 era marcada pelo romantismo, pelas saias armadas e pela cinturinha marcadíssima, a década de 1960 vem como antítese de tudo o que a década anterior pregava às mulheres lançando a verdadeira moda de vanguarda.

Peças modernas para mulheres à frente do seu tempo, com formas geométricas, cores vibrantes e cortes inusitados mostraram que o tempo que estava por vir era outro: mais veloz, mais vibrante, mais jovem e mais participativo. E é claro que toda esta movimentação, a liberação sexual, a Beatlemania, a efervescência cultural e política e as constantes mudanças no mundo tiveram influência direta na moda, inclusive no Brasil.

Pretendo mostrar nesta série de posts um pouco da história da moda desta década que revolucionou para sempre a maneira de pensarmos nas coisas, nossos objetos de desejo, e as peças que são eternas e icônicas. E, é claro, porque estas peças-chave fazem parte da mod culture. 

Este vídeo é uma campanha da Dior:


E este, para quem não tá lembrando, eu já apresentei por aqui:


sábado, 9 de março de 2013

Upload da semana -The Creation - We Are Paintermen (1967)


O link recuperado desta semana é a delicinha de álbum dos ingleses do The Creation, We Are Paintermen de 1967. Lembrando sempre que estamos com uma lista de links recuperados que vocês podem acessar através deste link aqui, ó.

Enjoy it!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Northern Soul Photo - Uma Jornada Fotográfica

Este aqui é um baita projeto fotográfico do inglês Brian Cannon. Levando o nome de Northern Soul Photo -  A Photographic Journey, o projeto nos traz uma série de imagens registradas nas mais diversas festas na Inglaterra e em vários lugares da Europa também.

Brian, que é um apaixonado pelo Northern Soul desde a adolescência, resolveu registrar a cena criando imagens atmosféricas monocromáticas e de forte contraste entre os tons: "Quando você olha as minhas fotografias, você quase pode ouvir a música". 


As fotografias são realmente incríveis e nos trazem toda a energia vibrante do Northern Soul. Para conhecer mais sobre o trabalho de Brian, acesse o site oficial do projeto.

Fotos: Brian Cannon









segunda-feira, 4 de março de 2013

Strike a pose: 50 anos de futebol e moda

Desde o dia 1º de fevereiro está rolando uma exibição muito bacana em Manchester, Inglaterra. Strike a pose: 50 years of football and fashion conta a relação do futebol com a moda nos últimos 50 anos. 


Misturando o esporte com os movimentos culturais da década de 1960 a exibição reúne peças e uniformes originais da época que procuram contar como as subculturas juvenis influenciaram o futebol  e a moda a partir de então.

Folder bacanudo da exibição. Via Modernist Society
A exibição segue até o dia 13 de agosto no Museu Nacional do Futebol, em Manchester.

Mais informações aqui e aqui.

sábado, 2 de março de 2013

Upload da semana - Many Moods of Alton Ellis

Como vocês devem saber, o Moderno sempre teve um grande número de links para download e sempre prezou por trazer álbuns e downloads de qualidade para vocês. E depois do fechamento do Megaupload há um ano atrás, estes links foram todos perdidos e esta parte do blog foi extremamente prejudicada. 

Recentemente, após vários pedidos de links que chegavam na caixa de e-mail, finalmente (após várias contas perdidas por denúncias de terceiros por eu estar, supostamente, infringindo as leis de direito autoral) eu consegui, com muita paciência, recuperar um grande número deles. É uma baita lista, e ela está aqui!

Porém, qual não é a minha surpresa ao checar o número de downloads dos links recém recuperados e ver que ninguém está fazendo downloads. Isso me deixou desapontada e frustrada, ainda mais após tantos pedido, muitos meio desesperados e insistentes, como se a internet fosse acabar amanhã. 

O ponto onde eu quero chegar sendo cri cri e super chata com vocês é que eu gostaria que vocês aproveitassem isso, que é de graça mas dá um puta trabalho para quem faz os uploads. É claro que eu sei que qualquer um desses outros links pode ser muito bem encontrado em outros sites neste vasto universo chamado internet, mas um dos pontos altos, mais elogiados e que sempre trouxe o maior número de visitas ao blog sempre foi a extensa lista de downloads disponíveis e este é um padrão de qualidade que eu pretendo manter para o simples deleite de vocês.

Após este leve puxão de orelhas, digo que os links agora serão recuperados semanalmente, não mais em blocos. Isso vai facilitar as coisas para mim e vai, semanalmente, trazer um upload recuperado como novidade para vocês. 

Sem mais delongas, aproveitem o link desta semana, Alton Ellis e suas variações de humor em formato musical...



Mantenham a fé!