domingo, 26 de janeiro de 2014

Bandas Novas: The Spitfires*

Esta é a seção Bandas Novas onde vocês poderão conhecer o que de novidade rola na Mod Culture!

*Texto por Mateus Paul


Banda originária de uma cidade próxima a Londres, formada por três integrantes, cabelos inspirados no The Who à época dos dois primeiros LPs, temas com guitarras fortes e acordes abertos, linhas de baixo extremamente marcantes e letras sobre as frustrações e os problemas inerentes à juventude, voz principal grave, as polos e camisas são justas e com todos os botões fechados e o som, de modo geral, é influenciado pelo Mod, Soul e o Punk. 

Da esquerda para a direita: Sam Long, Billy Sullivan e Matt Johnson


 Ainda que os indícios apontem, não, não estamos falando do The Jam ou de qualquer outra banda contemporânea ao power trio liderado pelo Paul Weller! Mas, sim dos The Spitfires, novidade vinda diretamente de Watford, Reino Unido. Embora, comparações como às realizadas no início desta postagem sejam deletérias para qualquer grupo novo, é inevitável não estabelecê-las, vez que a semelhança estética sonora e visual entre ambos os grupos é gritante. De todos os modos, longe de apresentar toda a genialidade e importância do The Jam, os rapazes de Watrford propagam a sonoridade do Mod Revival da virada dos anos 1970 para 1980 com frescor e competência. 

The Jam style


 Arrolando informações básicas do conjunto, esse é formado por Billy Sullivan (voz e guitarra), Sam Long (baixo e vocais) e Matt Johnson (bateria) e tem três EPs, um lançado em novembro de 2012 e dois lançados em 2013, nos meses de junho e agosto. O último deles, inclusive, reúne todos os temas presentes nos dois primeiros registros, quais sejam: "Spark To Start", "Words To Say", "Tell Me" e "Sirens", todas possíveis de serem escutadas diretamente no Soundcloud da banda. Além disso, há uma gravação demo de um tema urgente intitulado por "Escape Me", o qual se encontra disponível para download na página oficial do grupo. 


 Aliás, não é nem necessário irem até o Google em busca dos links, pois seguem os endereços do site oficial e Soundcloud dos rapazes: site oficial e  soundcloud

Espero que apreciem e se tiverem outras bandas novas influenciadas pelos sons 60s, por favor, compartilhem com todas e todos via seção de comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!