quinta-feira, 1 de maio de 2014

Up The Workers!

Este post é apenas para não deixarmos passar esta importante data: o dia Internacional do Trabalhador. Até porque, segundo vários estudiosos da subcultura Mod e personalidades como Ian Page do Secret Affair, o movimento Mod sempre esteve atrelado à classe trabalhadora, por vezes, inclusive, expressando-a.


You can take that mail, and that franking machine, and all that other rubbish I have to go about with, and you can stuff 'em right up your arse!

Primeiro, um pouco de história acerca da data.

"O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em várias partes do mundo em 1º de maio, é uma homenagem a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. 
Dias depois, em 4 de maio de 1886, outra manifestação aconteceu em Chicago e resultou na morte de policiais e protestantes. O evento também foi um dos originários do Dia do Trabalho e ficou conhecido como Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, em 1889, o Congresso Internacional Socialista realizado em Paris adotou como resolução a organização anual, em todo 1º de maio, de manifestações operárias por todo o mundo, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho

No ano seguinte, milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Itália e Suíça fizeram valer as decisões do Congresso de 1889. O dia 1º de maio foi marcado por uma greve geral, onde os operários desfilaram pelas ruas de suas cidades para mostrar apoio à causa trabalhista. O dia passou a ser chamado de “Dia do Trabalho” e passava a comprovar o poder de organização dos trabalhadores em âmbito internacional." (conforme o sítio do Governo Federal Brasileiro)


Trazendo para âmbito da música, há uma banda inglesa de "soulcialism" chamada Thee Faction que detém vários temas com a temática da luta trabalhista (inclusive o nome do primeiro álbum do grupo foi tomado como título do presente post). Algumas das músicas estão disponíveis no próprio sítio do grupo: http://theefaction.wordpress.com/music/



E para finalizar a postagem, nada melhor do que John Lennon e a sua visceral e icônica "Working Class Hero":

 

Cheers!


2 comentários:

  1. Pode crer, dia do trabalhador e não do trabalho!
    Pelo direito a preguiça!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! O feriado é para enaltecer o trabalhador, não a atividade laboral em si, ainda que os meios de comunicação e outros Aparelhos Ideológicos de Estado tentem e queiram constantemente nos convencer do contrário. Em outras palavras, o importante é a produção das mercadorias em detrimento do como e, principalmente, por quem elas são feitas.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!