Depois de algum tempo, enfim estamos de volta com a nossa seção bandas novas.
No post de hoje chamarei a atenção para um fenômeno curioso: o das bandas com fortes influências 60s (e diversas referências a estética Mod) formadas por garotos que estão recém-saídos ou ainda frequentam o ensino médio. Inclusive, esse interesse de garotos tão jovens pela estética sonora e de indumentária das subculturas dos anos 1960, pode abalizar a ideia de que realmente tais subculturas estejam de volta com força total. Há quem chame o momento atual de mod regeneration.
Dentre os diversos grupos que têm surgido, destacarei um que até já está bem conhecido (fazendo shows em grandes festivais e recebendo a bênção de grandes nomes), outro razoavelmente conhecido e outro ainda pouco conhecido (ainda que já estejam provocando certo buzz no universo da mod culture).
Grupo formado em Caravan/Irlanda em meados de 2011, composto por Ross Farrelly (voz/harmonica), Josh McClorey (guitarra/vozes), Pete O’Hanlon (contrabaixo/harmonica/vozes) e Evan Walsh (bateria), todos na faixa dos 18 anos.
As principais influências são o blues rock da
Chess Records (
Little Water, Muddy Waters) e de grupos que se baseiam neste mesmo som como o
Them e
The Yardbirds. A discografia dos garotos é composta por três EPs: "Young Gifted & Blue" [2012], "Blue Collar Jane" [2013] e "Track Mind" [2014], além de um álbum cheio chamado "Snapshot" [2013]
.
Para vocês sentirem o quão os garotos estão bem estimados, lendas do som 60s/Mod como o Roger Daltrey e o Paul Weller já se declararam fãs do grupo.
Sítio oficial
Soundcloud
Banda formada em Carlisle/Inglaterra em 2012 por James Green (voz/harmonica), Thomas Hamilton-Hughes (guitarra/vozes), Bailey Claringbold (bateria) e Bill Humpage (contrabaixo/vozes), todos na faixa dos 17 anos de idade.
As influências e a sonoridade do The 45s é muito parecida com o The Strypes, embora aqui o som seja um pouco menos nervoso e pesado. O grupo possui poucos registros, apenas os singles "It Ain't Over", "Devil Of a Woman" e "Shake Me Girl", todos lançados em 2013, e o EP "Teenage Depression" [2014].
Sítio Oficial
Soundcloud
Embora o menos conhecido dentre os conjuntos aqui arrolados, o The Tones me parece ser o grupo com mais influência Mod, particularmente Mod Revival. A banda se juntou em 2012 na cidade de Londres/Inglaterra e é composta por Jake Cunningham (voz/guitarra), Dan Foreman (guitarra/vozes), James Morris (bateria) e Henry Jenkins (contrabaixo), todos na faixa dos 17 anos.
As influências são mais próximas do universo Mod, tais como The Who, The Small Faces e, obviamente, The Jam. Além disso, é perceptível a influência do som dos Arctic Monkeys. O único registro que lançaram até o presente momento é o EP "Absolute Sound Of The Tones" do ano de 2013. O currículo dos rapazes já inclui uma passagem pelo mítico Cavern Club em Liverpool e a atual turnê, na qual estão simplesmente abrindo as apresentações do icônico grupo The Specials!
Sítio oficial
Soundcloud
Espero que desfrutem e curtam. Cheers!