segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Bandas Novas: The Songbook Collective

The Songbook Collective [Inglaterra]



A atual formação da banda que acompanha o Paul Weller é uma das melhores que já esteve com o músico nestes anos todos de carreira solo do fundador do The Jam. Composta pelo grande (literalmente) Andy Lewis (compositor de "Are You Trying to Be Lonely?", produtor de vários discos - incluindo o último e mais recente da incrível Fay Hallam -, chamado de "professor" pelos outros membros do conjunto dado o seu conhecimento musical e baixista), Andy Crofts e Ben Gordelier (ambos da fantástica The Moons, a qual já falamos tantas vezes por aqui, e que tocam, respectivamente, voz, guitarra e teclados e bateria e percussão), Steve Cradock (membro fundador do Ocean Colour Scene e guitarrista que participou de TODOS os discos solo do Paul Weller) e Steve Pilgrim (baterista que já tocou em vários grupos e que no Songbook Collective também toca violão e canta).



Diz que em uma conversa (regada a bastante álcool) em uma viagem noturna de ônibus durante a tour do "Saturn Patter", os músicos diziam em tom de brincadeira que deveriam seguir tocando juntos e até gravarem um disco. Deste papo surgiu a The Songbook Collective, a qual fez primeiro alguns shows tocando o repertório da carreira de cada um dos integrantes para, posteriormente, se reunirem em estúdio e registrarem algumas composições. O resultado foi o álbum homônimo lançado no dia 17 de outubro de 2016.



Ainda que soe como conjunto, obviamente, os temas são variados entre si, uma vez que as composições têm a cara e o estilo de cada um dos integrantes, o que não é ruim, visto que o projeto é um coletivo de bons músicos! A audição vale muito a pena e, em minha modesta opinião, as músicas do Andy Crofts ("Today", "Midnight", "Windows Seat" e "Shadows") e do Andy Lewis ("Take a Good Look", "Logging Off" e "Nothing Great Than Love") são as melhores canções do álbum. Lembrando que o disco pode ser ouvido (e adquirido em tiragem bastante limitada) pelo bandcamp.



Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo com a moderação de comentários, use seu bom senso. Caro (a) anônimo (a), por favor, identifique-se no comentário!